Desafios da extensão e formação de professores marcam a manhã do segundo dia do Congresso Universitário
Os desafios e perspectivas da extensão e a força do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na formação de professores marcaram a manhã desta quarta-feira (9), segundo dia da 2ª edição do Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os três auditórios da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, onde acontecem as atividades estão sempre com a capacidade máxima de lotação.
O Congresso prosseguiu com a realização de vários minicursos, on-line e presencial, além das palestras e mesas redondas, abordando diversos temas relacionados às várias áreas do conhecimento. Uma das palestras ministradas foi “Pautas emergentes e os indicadores da Extensão Universitária”, proferida pelo professor Alfredo Balduíno, da Universidade do Estado de Santa Catarina. (UDESC), que apresentou um panorama da extensão no Brasil, e prendeu a atenção da plateia.
A atividade contou com a participação do professor Etevaldo Almeida, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e da professora Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão e membro da Comissão Organizadora do Congresso. Alfredo Balduíno enfatizou que um dos grandes desafios da extensão é o da sensibilização dos segmentos da universidade para entender esse processo como componente formador.
O professor enfatizou que os estudantes e docentes compreendem que a sala de aula não é o único espaço de formação profissional e cidadã. Os técnicos, conforme observou ele, também têm um papel imprescindível para que as atividades extensionistas possam acontecer. Ao tratar do panorama geral, Alfredo Balduíno enfatizou que ao longo de mais de 100 anos as atividades extensionistas passaram a contribuir para transformar a vida das pessoas que estão além dos muros da universidade. “A Universidade atualmente vem numa caminhada, a partir do fórum nacional de pró-reitores, buscando a inserção da extensão na formação acadêmica”, observou.
Ele ressaltou que a Extensão permite ao estudante perceber a sociedade como ela é, sendo assim, um componente formador em todos os aspectos. Para ele, a extensão universitária tem grande relevância na formação profissional e cidadã dos estudantes. Ele acrescentou ainda que as práticas extensionistas levam os estudantes e professores a perceberem um novo modelo de universidade. “O livro é uma grande ferramenta para a formação, mas está presente na vida das pessoas também é importante. Fazer com que a universidade esteja presente na sociedade como protagonista na formação de pessoas” destacou.
Bebendo nesta mesma fonte, o professor Etevaldo Almeida destacou que a extensão universitária tem como uma de suas missões fazer a articulação entre a universidade e a sociedade. Para ele, a ação extensionista deve ser originada a partir do diagnóstico da realidade social, e com os estudantes atuando como protagonistas e os professores como facilitadores desse processo que ajuda a atender a demanda da sociedade, elevando a qualidade de vida da população. “Nós precisamos estar diretamente articulados entre a comunidade externa e à universidade para pautar a formação integral. O objetivo principal é a formação cidadã”, observou.
O Congresso também teve atividades que marcaram a manhã deste segundo dia. Sendo que uma delas, realizada no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, mostrou como tem sido realizado a formação de professores na perspectiva dos programas PIBID e da Residência Pedagógica na UEPB. Essa atividade teve como debatedores os professores Anderson Rany Cardoso da Silva, Juarez Nogueira Lins, além da professora Paula Almeida de Castro. Eles aproveitaram a ocasião para apresentar as práticas dos dois programas e um panorama histórico das contribuições do PIBID para a formação de professores na UEPB. “Nós discutimos o que a UEPB faz na formação de professores em parceria com as escolas públicas da região e também dos outros câmpus da Instituição”, observou a professora Paula.
Paula de Castro enfatizou que o objetivo do PIBID é formar o estudante para atuar nas escolas do Estado e dos municípios. A contribuição da UEPB na formação dos discentes tem sido imensa, conforme destacou a professora, contribuindo inclusive para diminuir a evasão dos cursos de licenciatura e promover a inserção dos alunos no campo da escola. Entre os minicursos e outras palestras realizadas na manhã desta quarta, destaques para a atividade “Inovação e o uso de tecnologias da informação na Extensão Universitária”, e” Pitch Day da UEPB”, ministrados pelo professor Josemir Moura.
A manhã também foi marcada pelas mesas redondas “Experiências sobre o processo de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação em Instituições Estaduais de Ensino Superior” que teve como debatedores, Alfredo Balduíno (UDESC), Luiz Alberto Rodrigues da Universidade de Pernambuco (UPE), e Vagda Rocha da UEPB; e “O Lato sensu e seu papel na importância na política de pós-graduação das universidades públicas”, debatidas pelos professores Manoel Fernandez Souza Neto da Universidade de São Paulo (USP) e Juliano Iyoda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Congresso Universitário promove feira de livros e encontro de autores
Sempre atuando no incentivo à leitura, na valorização de novos autores e na publicação da produção acadêmica e científica, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) está participando do 2ª Congresso Universitário da Instituição. O estande da Editora, montado no hall da Central de Integração Acadêmica, se tornou espaço de encontro de estudantes, técnicos e professores, que têm procurado adquirir livros de qualidade e com preços a partir de R$ 5. A procura por obras tem sido grande.
Mais de 100 títulos estão à disposição dos leitores durante toda a realização do evento. Cerca de 800 livros, abordando os mais variados temas, publicados pela EDUEPB, e outras editoras universitárias estão à venda na feira. Na manhã desta quarta-feira (9) também aconteceu o encontro de autores da EDUEPB. O evento realizado no Auditório do curso de Psicologia teve como palestrante Amanda Ramalho, coordenadora Operacional do Projeto SciELO Livros, com a participação do professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB.
Texto e Fotos: Severino Lopes
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