Dia do servidor e da servidora: reflexões sobre justiça, inclusão e sustentabilidade na Universidade Estadual da Paraíba
É inegável que o(a) servidor(a) público(a) desempenha papel importante para consolidar uma sociedade democrática e justa na execução de políticas públicas e na prestação de serviços essenciais à população. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) os servidores e as servidoras técnicos(as) administrativos(as) e docentes são pilares que garantem a execução e funcionamento de forma plena dos serviços, projetos e programas da Instituição.
O zelo, a dedicação e o empenho na execução da sublime missão de servir, são marcas dessa categoria que ajudam a tornar a UEPB uma Universidade justa e inclusiva. Ao tempo que reconhece e valoriza o papel dos servidores e servidoras, a gestão tem procurado criar as condições para garantir que todos realizem seu trabalho de forma digna.
Mais do que elementos fundamentais na engrenagem do serviço público, os servidores e servidoras de uma instituição, cuja data é comemorada nesta segunda-feira (28), são sujeitos(as) cujas vivências e trajetórias de vida permitem que se construa uma memória característica de cada lugar. Na Universidade Estadual da Paraíba o percurso trilhado por muitas dessas pessoas se confunde com a história institucional e o tracejado que se estabelece para um futuro que considera e valoriza as experiências.
As reitoras da UEPB, professora Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, reafirmaram a importância da missão desempenhada por cada servidor e servidora em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente os(as) da Universidade. A data, segundo elas, se reveste de vários significados, sendo o principal deles a valorização e o reconhecimento de todos e todas.
“Celebramos o Dia da Servidora e do Servidor Público, uma data especial que permite a Universidade Estadual da Paraíba reconhecer e homenagear aquelas e aqueles profissionais que dedicam suas vidas à prestação de serviços educacionais à população paraibana. São pessoas essenciais para o funcionamento do nosso Estado, sendo responsáveis por garantir o cumprimento de direitos e serviços que impactam diretamente a vida da nossa sociedade. Agradeço pela dedicação, pelo compromisso, pela ética e pela qualidade que cada uma e cada um de vocês demonstra diariamente. Vocês são o alicerce que sustenta nossa UEPB. Permanecemos no processo de valorização do trabalho de qualidade e a disposição de todas e todos em enfrentar nossos desafios diários. Juntas e juntos estamos transformando a realidade e promovendo mudanças significativas na realidade social. Parabéns. Sigamos nessa relação estreita de afeto, respeito e humanidade. Feliz dia!”, celebrou a reitora, Celia Regina.
A vice-reitora também apresentou palavras de congratulação por este dia. “As datas carregam simbologias necessárias as nossas vidas. Há dias que marcam momentos que não devem ser repetidos e há dias em que devemos lembrar e celebrar. No contexto de datas a serem relembradas está o Dia das Servidoras e dos Servidores públicos. Dia que foi instituído em uma década (1930) em que direitos trabalhistas foram conquistados. Em 2024, precisamos fortalecer este dia e esta categoria fundamental para garantirmos e ampliarmos direitos. Escrever que é Dia das Servidoras e Servidores já é uma demarcação de vitória da sociedade visibilizando as mulheres Servidoras. Que seja um dia de fortalecimento da nossa importância na Paraíba e no Brasil”, apontou a professora Ivonildes.
Carreiras dedicadas a servir ao público
O servidor técnico administrativo e pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Josenildo Maria de Lima, destacou a relevância da missão dos servidores e servidoras e enalteceu as ações realizadas na UEPB que reconhecem o valor e valorizam a categoria. Ele, que ingressou na UEPB em 2008, lembrou que desde então tem acompanhado as várias transformações essenciais que a Instituição tem passado voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos(as) servidores(as), tanto técnicos(as) como docentes. A UEPB atualmente, conforme destacou o pró-reitor, tem “um arcabolço” bem elaborado no que diz respeito a distribuição de cargos administrativos na gestão, com espaço para técnicos e técnicas em várias pró-reitorias.
“Essa é uma forma de democratizar o acesso a esses cargos de chefia e melhorar a distribuição das atividades, considerando as expertises de cada servidor e servidora da Instituição. Além disso, a UEPB tem criado várias atividades de valorização, entre elas, ações voltadas à saúde e segurança do trabalhador e trabalhadora e da saúde mental, além da qualidade de vida em geral”, enfatizou.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima, destacou o compromisso da gestão em valorizar todos os servidores e servidoras desenvolvendo diversas ações para além das questões quantitativas e processuais, de cuidado e de acolhimento de todos. Já a pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier, enfatizou que celebrar o Dia do Servidor Público é celebrar uma data que homenageia todos aqueles(as) trabalhadores(as) fundamentais para a sociedade, cujo compromisso e dedicação fazem a diferença no cotidiano de muitas pessoas. “É importante refletir que quando estamos fazendo o que gostamos e ao lado de pessoas que valorizamos, dessa forma, buscamos transformar desafios em conquistas, e conseguimos ser felizes na nossa realidade”, afirmou.
Com esse mesmo pensamento, o Assistente Administrativo da PROGEP, José Lucas Luz, enfatizou que os(as) técnicos(as) administrativos(as), por meio das suas 67 funções, desde as de nível fundamental até de nível superior, executam as atividades que é de vital importância ao funcionamento da UEPB, zelando pelo patrimônio e o bem público. “Os servidores e servidoras atuam orientando os discentes e mantendo o local onde eles desenvolvem suas atividades em ordem e salutar, bem como também auxiliam e assessoram docentes nas suas atividades-fim. Além disso, desempenham um papel de extrema relevância na Administração Central da Universidade. Os(As) técnicos(as) administrativos(as) da UEPB são como as engrenagens que mantém a nossa Universidade funcionando de forma eficiente e eficaz”, destacou.
Atualmente, a UEPB conta com 952 servidores e servidoras técnicos(as) administrativos(as), aproximadamente 75% destes possuem algum curso de pós-graduação, e 1.251 docentes, sendo que mais de 90% são doutores ou mestres. Além da busca pela qualificação, evidenciada pela quantidade de servidores(as) com pós-graduação, os(as) profissionais da Instituição atuam de acordo com o que preconiza o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na busca pela excelência acadêmica e administrativa, colaborando com a promoção do sentimento de bem-estar e de pertencimento junto à Universidade.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom/Arquivo Pessoal
Você precisa fazer login para comentar.