Dias 6 e 7 de agosto: PROGRAD realiza Jornada Pedagógica com práticas inclusivas como tema

Dias 6 e 7 de agosto: PROGRAD realiza Jornada Pedagógica com práticas inclusivas como tema
15 de julho de 2025

Práticas inclusivas em reflexão na abertura de mais um semestre letivo. Como essa proposta, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 6 a 7 de agosto, mais uma Jornada Pedagógica Docente. O evento, que ocorre em formato remoto, com transmissão pelo YouTube no canal Rede UEPB, terá como tema central “Construindo Práticas Inclusivas: a pessoa com deficiência entre possibilidades, limites e o capacitismo”.

As inscrições para os(as) docentes interessados(as) em participar da Jornada podem ser feitas on-line, por meio deste endereço eletrônico. A atividade tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências sobre práticas inclusivas, buscando fortalecer o compromisso com uma educação que acolha, respeite e valorize as pessoas com deficiência, reconhecendo seus direitos, potencialidades e os desafios impostos pelo capacitismo.

A exemplo das edições passadas, a jornada conta com palestras e mesas-redondas, buscando a reflexão sobre as práticas pedagógicas e aprimoramento do ensino na UEPB. O trabalho com os(as) professores(as), conforme garantiu a PROGRAD, terá um caráter multiplicador permanente, abrangendo vários temas pertinentes à atividade docente. A palestra magna do evento, com tema “Capacitismo estrutural e o papel da universidade na transformação social” acontece às 8h30, na quarta-feira (6), proferida pela professora Adenize Queiroz de Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As 10h, do mesmo dia, acontece a oficina prática “Planejamento de aulas inclusivas: estratégias didáticas e avaliativas”, a ser ministrada pela professora Livânia Beltrão Tavares, da UEPB. A programação segue à tarde, com a mesa-redonda “Desconstruindo o capacitismo na prática docente universitária”, que terá como mediador o professor Christiano Cordeiro Soares (UEPB), a participação de Alice Cristina Silva dos Santos (Psicóloga – FUNAD) e a professora Tatiana Cristina Vasconcelos da UEPB.

A Jornada Pedagógica Docente continua na quinta-feira (7), com a mesa-redonda “Práticas de ensino com estudantes com diversidades emocional e comportamental”, a ser mediada pela professora Tatiana Cristina Vasconcelos (UEPB), que contará com a participação da professora Barbara Soledad Gregorini (UNLa – Argentina) e da professora Dafne Belen Viegas Iglesias (UNLa – Argentina). Na sequência será realizada a oficina “Ferramentas digitais para acessibilidade no ensino superior”, que será ministrada por Alindembergue de Araújo Oliveira e Ana Lúcia Leite Santos, ambos da UEPB.

Esta edição da Jornada Pedagógica será encerrada com a roda de conversa “ Vivências e desafios das pessoas com deficiência na universidade”, que contará com a participação de Ivana Clotilde Rizzi Advincula (Pedagoga – NAI), e Kiara Maria Adelino Dias (Psicóloga – PROEST), além da professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, que fará o encerramento do evento.

Como objetivos específicos, a Jornada visa fomentar o diálogo entre docentes e estudantes, criando pontes para fortalecer políticas institucionais de inclusão e permanência no ensino superior, além de refletir sobre o capacitismo estrutural e seu impacto nas práticas educacionais e institucionais, reconhecendo o papel transformador da universidade na promoção da inclusão e apresentar conceitos e estratégias de acessibilidade que vão além das barreiras físicas, abordando também dimensões atitudinais, comunicacionais e didáticas.

Texto: Severino Lopes