Docente da Instituição faz avaliação sobre o aumento de casos de intoxicação por metanol e o momento atual da pesquisa brasileira

6 de outubro de 2025

O professor e pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado ao Departamento de Comunicação e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM),Cidoval Morais de Sousa, aproveitou o momento de exposição midiática e crise sanitária do metanol para fazer uma avaliação sobre pesquisa e ciência brasileiras.

Há poucas semanas, começamos a ver notícias sobre pessoas que tiveram fortes reações após consumirem álcool, algumas, com graves consequências, como perda de visão, como e mesmo morte. Há uma semana, o programa Fantástico exibiu uma reportagem sobre tais casos. Apenas dias depois, pesquisadores da UEPB anunciaram que o desenvolvimento de um meio rápido e com tecnologia inovadora para identificar metanol em bebidas, inclusive em garrafas lacradas.

O anúncio ganhou repercussão nacional. Mas a pesquisa não foi feita em poucos dias. Nem a tecnologia que levou a tal resultado. É sobre repercussão midiática, ciência e distribuição de recursos em pesquisa que o professor Cidoval reflete em seu artigo de opinião.

Confira o texto aqui.