Docente da UEPB integra ranking da Universidade de Stanford entre os principais destaques da ciência mundial

25 de setembro de 2024

Com um trabalho reconhecido na área de etnozoologia, o professor do Departamento de Ciências Biológicas e dos Programas de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Alves, integra mais uma vez a lista de pesquisadores mais influentes do mundo. Dessa vez, a lista com os(as) professores(as) destaques no segmento foi elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado anualmente, apresenta o banco de dados atualizado de cientistas em dois rankings: um apresentando o impacto do pesquisador ao longo da carreira e outro referente ao ano de 2023. Esse levantamento reúne dados sobre os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir das citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria.

Para o professor Rômulo, que figura na lista desde a primeira vez que foi publicada, em 2012, estar num ranking entre os pesquisadores mais influentes do mundo é motivo de alegria e referenda o trabalho colaborativo que vem sendo desempenhado junto a pesquisadores da UEPB e de outras instituições parceiras.

“Estar num ranking como esse atesta a qualidade do que a gente vem produzindo do ponto de vista científico. Considerando que esse ranking é baseado em métricas que mostram que você está servindo como referência para outros pesquisadores do Brasil e do mundo, é um reconhecimento pelo trabalho que estamos desempenhando. O que me deixa feliz, sobretudo por constar nas duas listas referentes ao impacto ao longo da carreira e à produção do ano de 2023”, avalia o pesquisador.

Com bolsa de produtividade 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atuando como um dos editores chefes da revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), (indexada na Web of Science e Scopus), o professor Rômulo desenvolve estudos voltados ao uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

Acesse a lista completa aqui.

Texto: Juliana Marques