Docentes da UEPB participam de Jornada Pedagógica sobre avaliação de aprendizagem no ensino superior

30 de julho de 2019

Teve início na manhã desta terça-feira (30), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a Jornada Pedagógica Docente Intracâmpus da Instituição. O evento, que tem como proposta abordar temas relacionados às práticas pedagógicas das transformações culturais e tecnológicas para o compartilhamento de experiências de práticas docentes exitosas, apresenta como tema central “Avaliação de aprendizagem no Ensino Superior” e conta com a participação de dezenas de docentes dispostos a debater acerca do aprimoramento do ensino superior na UEPB.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que apresentou a experiência bem-sucedida no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas avaliativas na interface do processo ensino-aprendizagem. De acordo com ele, a avaliação precisa assumir um caráter dialógico para que consiga alcançar tanto um planejamento participativo, visando a coletividade, como também colocar em prática o que ele chama de “democracia de alta intensidade”, exemplificada no ato de discussão onde as pessoas estão no seu cotidiano, decidindo as coisas da sua vida e não com apenas uma pessoa decidindo tudo por todos.

“Estamos em meio a uma discussão para entender para que a avaliação serve de fato. Nós naturalizamos na Educação de que a avaliação serve para que possamos chegar em uma nota e essa nota representaria o desempenho do aluno. O que nem sempre é verdade. Avaliação não é isso, avaliação é a gente saber a quantas anda o processo de ensino-aprendizagem. O que eu consegui aprender e o que eu consegui ensinar também. Isso vale tanto para docentes, como para estudantes, ou seja, avaliar o processo, avaliar o quanto foi aprendido, quantas atividades foram desenvolvidas, se é possível chegar a competência a partir dessas atividades. Isso é mais importante do que chegar a uma nota”, explicou o professor.

Ainda durante a sua fala, bem como ao longo da participação dos professores da UEPB, Daniel Puig destacou que mapear o desempenho dos estudantes através de notas não é a única alternativa, em qualquer modalidade de ensino, para saber como se deu o ensino, o que foi ensinado e como aconteceu a aprendizagem como um todo. “O que a gente precisa é a coragem de ver outras experiências e aplicar na sala de aula algum tipo de avaliação diferente. E ter a coragem de, se ela não der muito certo na primeira vez, admitir que não deu tão certo e refazer. A coragem começa em conversar com seus estudantes sobre a avaliação e implementar na sala de aula uma democracia de alta intensidade. Isso aumenta o desejo do estudante está em sala de aula”, disse.

Também participaram da abertura da Jornada Pedagógica, o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto; além da coordenadora do Ensino Superior, professora Vagda Rocha. Este evento representa a continuidade de um processo mais amplo de reestruturação e dinamização dos cursos da UEPB, que vem sendo desenvolvido desde a criação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), incluindo o Regimento de Graduação, a atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e a realização de encontros de reflexão. À tarde, também foram realizadas duas mesas de debate sobre o assunto, com os temas “Os pilares da avaliação da aprendizagem no contexto de sala de aula” e “Avaliação da aprendizagem no âmbito do estágio supervisionado”.

A Jornada Pedagógica da UEPB continua nesta quarta-feira (31), nos câmpus de Guarabira, Catolé do Rocha e João Pessoa. Já na quinta-feira (1º) será a vez dos câmpus de Monteiro, Patos e Araruna realizarem suas atividades. Esta proposta integra um programa de reflexão e atualização pedagógica desenvolvido como atividade permanente, envolvendo palestras e oficinas em cada semestre letivo, além da criação de setor específico de apoio pedagógico ao docente na PROGRAD e o compartilhamento de textos.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti