E-books publicados pela Editora da UEPB ultrapassa marca de 4,6 milhões de downloads na plataforma Scielo

6 de setembro de 2019

Um novo relatório divulgado durante a 19ª Bienal Internacional do Livro, no stand da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), mostrou que a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) ultrapassou os 4,6 milhões de downloads de livros digitais na plataforma Scielo Books. O relatório divulgado pela diretoria executiva da Scielo Books, Amanda Ramalho, traduz o ranking pelo número de downloads das obras das editoras universitárias e revelou que a EDUEPB registrou, até o dia 30 de julho, a marca dos 4.466.659 downloads.

O novo balanço da quantidade de downloads nas plataformas onde os livros digitais estão hospedados revelam que a EDUEPB continua crescendo no Scielo Books, rede que conecta as plataformas Amazon, Google Play e Kobo, nas versões de acesso livre. Os números consolidam a Editora da Universidade Estadual na quarta posição no ranking, que conta com mais de 50 editoras universitárias do país. A EDUEPB fica atrás apenas da Editora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Editora Universitária Paulista (EDUNESP) e da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).

Foram feitos, até o momento, 47.049 downloads através da Amazon; 165.024 pela Google Play; 19.798 pela Kobo e 4.187.920 diretamente pela Scielo, totalizando 4.466.659 downloads. Presente na Bienal Internacional do Rio, o diretor da Editora, professor Luciano Nascimento, comemorou os dados e reafirmou que os números atestam a qualidade dos livros impressos e divulgados pela Instituição. Ele reforçou que a EDUEPB mantém há anos sua posição de destaque na rede. “Somos a única editora de universidade estadual do Norte/Nordeste no ranking entre as quatro melhores colocadas”, comemorou o professor.

Criada em 1995 para divulgar a produção científica, acadêmica e literária dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como também de escritores brasileiros, a EDUEPB tem, atualmente, 45 títulos hospedados na plataforma Scielo.

Texto: Severino Lopes