EAAC e Secretaria de Educação de Campina Grande se reúnem para debater sobre ensino técnico no município

20 de junho de 2024

Avanço no ensino técnico e mais formação para filhos e filhas de agricultores da região. Com essa proposta, foi realizada uma reunião entre a Direção da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), vinculada ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e representantes da Secretaria de Educação de Campina Grande (SEDUC) para debateu a possibilidade de ampliação da educação técnica no município.

A reunião, realizada na sede da SEDUC, contou com a presença do diretor do Centro, professor José Félix; o diretor adjunto, Messias Firmino; a professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, Socorro Duarte; além do secretário de Educação, Raimundo Asfora, o secretário de Agricultura, Renato Gadelha; e Andresa Maia, agroecóloga e representante do projeto Plantar da SEDUC.

Durante o encontro, conforme explicou os representantes da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, foi discutida a proposta de formação de turmas em Campina Grande para os cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, oferecidos pela EAAC. A proposta visa atender a demanda educacional da região e proporcionar mais oportunidades de qualificação profissional para os jovens.

Também foi debatida a proposta de utilização do projeto Plantar, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, como campo de estágio para os(as) estudantes do curso técnico em Agropecuária, do CCAA. Isso proporcionaria uma experiência prática valiosa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Os diretores, professores e secretários também conversaram sobre a organização de visitas técnicas para estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais de Campina Grande à Escola Agrícola Assis Chateaubriand. A ideia é que os(as) discentes conheçam a estrutura e os cursos oferecidos pela Escola, ajudando-os a decidir sobre seu futuro acadêmico e profissional.

Conforme explicou o professor Manoel Messias, o acordo de parceria possibilitará a divisão de responsabilidades, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, junto a Secretaria de Agricultura, se responsabilizando pelo transporte dos(as) estudantes do distrito de Galante e de outras localidades até pontos de encontro centrais, como a Rodoviária Velha em Campina Grande e no Jenipapo, de onde serão levados para a Escola Agrícola pelos ônibus da EAAC.

“A possibilidade de um micro-ônibus da escola se deslocar até Galante foi discutida, embora ainda dependa de uma avaliação de viabilidade. Além disso, estudantes de Campina Grande, residentes nas proximidades do Jenipapo, serão transportados com o apoio da prefeitura. A partir daí, serão transportados sob responsabilidade da Escola Agrícola até o Câmpus II da UEPB, em Lagoa Seca”, pontuou o professor Messias.

Texto: Severino Lopes