Editora da UEPB lança e-book sobre propostas de ensino embasadas na obra do cartunista Ziraldo

29 de abril de 2025

Há um ano da partida do multiartista brasileiro Ziraldo, que faleceu aos 91 anos, em 6 de abril de 2024, e diante da relevância do legado cultural que ele deixou, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o e-book intitulado “Leituras críticas e abordagens na escola: a obra de Ziraldo em perspectiva”. A produção reúne sete artigos que têm como foco a produção deste autor pelo viés da reflexão e prática docentes na escola básica, sob os mais distintos vieses epistemológicos.

Nela, estão disponíveis produções científicas de professores, especialistas e estudantes de graduação e pós-graduação, tanto da UEPB como se outras instituições de ensino, que abordam propostas de experiências para a sala de aula do ensino básico, inspiradas na vasta produção literária de Ziraldo.

O livro eletrônico tem como organizadores os professores Marcelo Vieira da Nóbrega e Rinaldo José Brandão, do curso de Letras (Português), da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA), e as professoras Lenilda Cordeiro de Macedo e Maria do Socorro Moura Montenegro, do Departamento de Educação, do Centro de Educação (CEDUC).

O acesso ao e-book é gratuito e o arquivo pode ser baixado em PDF por meio deste link.

Ziraldo em perspectiva

Ziraldo Alves Pinto (1932-2024) foi um multiartista brasileiro conhecido por sua vasta obra em diversas áreas, incluindo literatura infantil, desenhos, ilustrações e jornalismo. Criador de “O Menino Maluquinho”, personagem que marcou gerações, ele também ficou amplamente conhecido como escritor, cartunista, desenhista e redator com atuação política, deixando um legado marcante na literatura e cultura brasileira.

De acordo com os organizadores de “Leituras Críticas e Abordagens na Escola: a obra de Ziraldo em Perspectiva”, poucos artistas nacionais foram tão versáteis em sua produção como Ziraldo, que ganhou notoriedade com trabalhos responsáveis por unir qualidade estética e visão crítica da realidade.

Para os escritores, na educação do século XXI, é imprescindível que os estudantes sejam inseridos em práticas diversificadas de leitura, com uma variedade de textos verbais e visuais, em diferentes níveis de complexidade.

Nesse sentido, os artigos selecionados abordam questões diversas no âmbito da educação, a exemplo do uso da literatura no processo ensino-aprendizagem; a relação da obra de Ziraldo com a sala de aula e os direitos humanos; a avaliação educacional abordada em obras como “Uma Professora Muito Maluquinha” e “Flicts”; e até análises sobre letramento literário sob o paradigma da inclusão e da valorização da diversidade.

Texto: Giuliana Rodrigues