Editora da UEPB lança e-book sobre propostas de ensino embasadas na obra do cartunista Ziraldo
Há um ano da partida do multiartista brasileiro Ziraldo, que faleceu aos 91 anos, em 6 de abril de 2024, e diante da relevância do legado cultural que ele deixou, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o e-book intitulado “Leituras críticas e abordagens na escola: a obra de Ziraldo em perspectiva”. A produção reúne sete artigos que têm como foco a produção deste autor pelo viés da reflexão e prática docentes na escola básica, sob os mais distintos vieses epistemológicos.
Nela, estão disponíveis produções científicas de professores, especialistas e estudantes de graduação e pós-graduação, tanto da UEPB como se outras instituições de ensino, que abordam propostas de experiências para a sala de aula do ensino básico, inspiradas na vasta produção literária de Ziraldo.
O livro eletrônico tem como organizadores os professores Marcelo Vieira da Nóbrega e Rinaldo José Brandão, do curso de Letras (Português), da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA), e as professoras Lenilda Cordeiro de Macedo e Maria do Socorro Moura Montenegro, do Departamento de Educação, do Centro de Educação (CEDUC).
O acesso ao e-book é gratuito e o arquivo pode ser baixado em PDF por meio deste link.
Ziraldo em perspectiva
Ziraldo Alves Pinto (1932-2024) foi um multiartista brasileiro conhecido por sua vasta obra em diversas áreas, incluindo literatura infantil, desenhos, ilustrações e jornalismo. Criador de “O Menino Maluquinho”, personagem que marcou gerações, ele também ficou amplamente conhecido como escritor, cartunista, desenhista e redator com atuação política, deixando um legado marcante na literatura e cultura brasileira.
De acordo com os organizadores de “Leituras Críticas e Abordagens na Escola: a obra de Ziraldo em Perspectiva”, poucos artistas nacionais foram tão versáteis em sua produção como Ziraldo, que ganhou notoriedade com trabalhos responsáveis por unir qualidade estética e visão crítica da realidade.
Para os escritores, na educação do século XXI, é imprescindível que os estudantes sejam inseridos em práticas diversificadas de leitura, com uma variedade de textos verbais e visuais, em diferentes níveis de complexidade.
Nesse sentido, os artigos selecionados abordam questões diversas no âmbito da educação, a exemplo do uso da literatura no processo ensino-aprendizagem; a relação da obra de Ziraldo com a sala de aula e os direitos humanos; a avaliação educacional abordada em obras como “Uma Professora Muito Maluquinha” e “Flicts”; e até análises sobre letramento literário sob o paradigma da inclusão e da valorização da diversidade.
Texto: Giuliana Rodrigues
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