Editora da UEPB lança livro sobre Comunicação e Saúde a partir da experiência de Campina Grande

16 de dezembro de 2025

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou o e-book “Comunicação Pública e Saúde Pública: o direito à comunicação como condição de concretização dos princípios do SUS – Reflexões a partir da experiência de Campina Grande-PB”. O livro digital aborda a relação histórica entre os campos da Comunicação e Saúde no Brasil, a vinculação do direito à informação com a concretização do Sistema Único de Saúde e apresenta a experiência do município de Campina Grande (PB).

O livro é de autoria do jornalista e professor Rafael de Araújo Mélo, que atuou durante 11 anos como assessor de comunicação e imprensa da Secretaria de Saúde de Campina Grande, inclusive, durante o período da pandemia da covid-19. O autor também é membro da Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O trabalho está dividido quatro partes. A primeira versa sobre o campo da Comunicação Pública; o segundo se debruça sobre a comunicação e a saúde pública no Brasil; o terceiro apresenta a experiência de Campina Grande; e o último apresenta uma proposta de direcionamento das atividades em comunicação pública e saúde pública.

“Este trabalho é resultado de mais de uma década de experiência na área, bem como da formação especializada no campo da comunicação e saúde, que pude fazer na Fundação Oswaldo Cruz. Além disso, fui docente do curso de Jornalismo da UEPB, ministrando a disciplina de Comunicação Pública durante os quatro últimos anos, o que alargou o horizonte de pesquisas na área”, disse Rafael, que também pesquisa a área de Desinformação em Saúde, no Doutorado em Estudos da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A obra está disponível para download no site da editora da Universidade Estadual da Paraíba, por meio deste link.