Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança livro digital “Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofas”

12 de junho de 2024

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o livro em formato e-book “Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofas”, organizado pela professora Maria Simone Marinho Nogueira, do curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Instituição. A obra também conta com a organização das professoras Luciana Deplagne, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Carolina Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O livro já está disponível para ser baixado gratuitamente neste link https://zenodo.org/records/11583698. As ilustrações e a imagem da capa foram feitas por Matheus Dantas, estudante do 5º período do curso de Filosofia.

“Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas” é considerado um livro corajoso, irreverente, capaz de abrir caminhos e fazê-los se multiplicar, conforme descreve Yara Frateschi, professora livre docente de Ética e Filosofia Política, da Unicamp, que assina a contracapa.

“ É preciso coragem e irreverência para desafiar a historiografia sexista que desapareceu com as mulheres da história da filosofia pelo simples fato de serem mulheres. É o que este livro faz: engaja-se em recuperar, com análises aprofundadas, o pensamento de filósofas da Antiguidade, da Idade Média, da Modernidade e da Contemporaneidade, que desafiaram as normas sociais e filosóficas de suas épocas e ousaram pensar. Recontar a história do passado para compreender melhor o presente e projetar outros futuros, eis a grande contribuição desta obra”, descreve.

O livro reúne ensaios sobre Aspásia de Mileto, Margery Kempe, Teresa d’Ávila, Elisabeth da Boêmia, Mary Woolstonecraft, Nizia Floresta, Lélia Gonzalez, Angela Davis e Christine Tappolet. É o retrato de um novo tempo marcado pelo anseio cada vez mais difundido, no Brasil e no mundo, de conhecer para além dos limites impostos por um cânone filosófico restritivo, porquanto masculino e branco.

“Pequenos ensaios sobre grandes filósofas”, segundo as professoras organizadoras, visa contribuir para expandir as fronteiras da pesquisa filosófica brasileira e quiçá encurtar a distância entre a filosofia e as outras áreas das ciências humanas.

Texto: Severino Lopes