Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança livro sobre bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil

10 de outubro de 2025

Será lançado no próximo dia 6 de novembro, no Espaço de Memórias da Faculdade de Direito do Recife, o livro “Uma história das histórias do Recife”, de autoria do jurista André Melo Gomes Pereira. Publicada na versão e-book pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), o livro digital faz parte das comemorações do bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil e trata-se de uma obra que retrata dois séculos dos cursos de Direito no Brasil.

O livro conta com a participação de dois paraibanos, sendo eles o advogado e jornalista Odilon Nestor de Barros Ribeiro, natural de Teixeira, e o advogado José Gláucio Veiga, natural de João Pessoa. O livro é resultado da tese de doutorado defendida pelo autor perante banca examinadora no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília (UNB). Os componentes da banca, professores Vamireh Chacon, Torquato de Castro Júnior, Márcio Iorio Aranha, Marcelo Casseb Continentino, e George Galindo, orientador da pesquisa e autor do prefácio, ressaltaram o caráter original e essencial do tema.

O livro, segundo o professor George Galindo, parece assumir, com muita perspicácia, essa ideia ao travar uma longa e necessária discussão sobre a cultura jurídica em que se inserem as faculdades de direito e a própria historiografia sobre elas. O caso da Faculdade de Direito do Recife (FDR) é mais emblemático ainda nesse sentido. A segunda parte, baseada na análise das diversas obras sistemáticas que refletiram sobre a história da FDR, é um repositório riquíssimo sobre esse exercício tão peculiar que caracterizou o constante interesse pelo tema em tantos e tão prolíficos autores.

Na última parte do livro, o autor traça grandes linhas de pensamento e circunstâncias que entrelaçam os autores que se dedicaram de maneira sistemática à história da FDR. O livro só será disponibilizado no site da EDUEPB após o seu lançamento.

Texto: Severino Lopes