Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança livro sobre participação política no contexto digital

11 de setembro de 2024

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) vai lançar, na quarta-feira (18), o livro “Midiativismo e participação política em redes sociotécnicas: estratégias discursivas de coletivos midiáticos no contexto eleitoral”, de autoria do jornalista e professor, Raul Ramalho. A cerimônia de lançamento acontece no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Cãmpus I, em dois horários, 9h e 19h, para que estudantes dos turnos manhã e noite possam participar.

Durante o lançamento, que é organizado pelo curso de Jornalismo da UEPB e pela EDUEPB, serão sorteadas cópias físicas do livro para os presentes e haverá também apresentação musical do artista Thiago D’Angelo. A obra também pode ser baixada gratuitamente no site da EDUEPB como no repositório internacional Zenodo.

Resultado da pesquisa de doutoramento do autor, o livro delineia a relação entre midiativismo e participação política, revelando que assuntos, movimentos e grupos, por vezes marginalizados nos debates públicos, encontram vias de representatividade por meio do midiativismo, configurando uma ampliação das possibilidades de participação. Nota-se ainda que o midiativismo é uma atividade híbrida, sendo melhor compreendido a partir da liberdade estético-discursiva do conceito de mídia livre.

“É uma pesquisa que entrelaça comunicação, ciência política, linguística e sociologia para discutir quais as repercussões da prevalência das plataformas digitais na moldagem da paisagem política na atualidade e o que isto significa para o fortalecimento ou enfraquecimento das democracias e para as diversas lutas por justiça social”, explicou Ramalho.

Sobre o autor
Raul Ramalho é jornalista formado pela UEPB, onde atualmente é professor do curso de Jornalismo. É também Doutor em Estudos da Mídia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e em Ciências da Comunicação (Universidade da Beira Interior, Portugal), sob regime de cotutela, e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem ampla experiência nas áreas de telejornalismo, tendo atuado na Rede Ita e TV Paraíba, como editor e produtor de telejornais, e assessoria de comunicação e política. Além disso, é Assessor de Comunicação da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, instituição da qual é servidor concursado. Suas pesquisas estão direcionadas para os tópicos relativos a midiativismo, participação política, jornalismo audiovisual, telejornalismo, midiatização, redes sociotécnicas e análise de discurso.