Editora da Universidade Estadual da Paraíba tem obra semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Editora da Universidade Estadual da Paraíba tem obra semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024
11 de julho de 2024

Concebida para divulgar a produção científica, acadêmica e literária dos professores e pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e outras instituições, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) tem uma obra entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti 2024. Este ano, o maior prêmio da literatura brasileira oferece a categoria “Jabuti Acadêmico”, e nela, a obra “Desenvolvimento regional no Brasil no século XXI”, de Fernando Cézar de Macedo, está entre as 10 escolhidas.

A obra editada e lançada pela EDUEPB concorre no eixo “Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional” com outros livros de mais nove editoras. A lista contendo o nome dos semifinalistas foi divulgada na tarde desta quarta-feira (10), durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belém (PA). No dia 18 de julho, às 12h, serão anunciados os cinco finalistas.

O autor do livro, Fernando Cézar de Macedo, comemorou a indicação e agradeceu a EDUEPB pelo acolhimento da obra. Ele lembrou que o livro foi lançado no final de 2023. “É justamente na área de planejamento regional que a minha obra se insere. Ela é fruto de mais de 10 anos de pesquisas sobre o desenvolvimento regional recente”, explicou.

Fernando Cézar ressaltou que a indicação do livro entre os 10 semifinalista do Jabuti Acadêmico é uma conquista importante para os pesquisadores que atuam na busca por informações do desenvolvimento regional brasileiro. “A obra ter sido publicada pela Editora da UEPB é muito significativa para nós da área, porque essa editora vem se notabilizando nos últimos anos por apoiar aos livros que tratam desta temática”, destacou o pesquisador.

O diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, também comemorou a indicação. Ele destacou a importância do tema abordado pelo autor, visto que o desenvolvimento regional no Brasil no século XXI é sempre um terreno fértil para boas pesquisas. Ele lembrou que a editora já conquistou, antes da versão acadêmica, duas vezes o Prêmio Jabuti na área de Ciências da Natureza, um prêmio em Projeto de Leitura, dois Prêmios Abeu na área de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, além do Prêmio Ziraldo de Literatura, com o a Cartilha Paulo Freire em quadrinhos.

“Desenvolvimento Regional no Brasil no Século XXI” é essencial para pesquisadores, docentes e estudantes. O livro propõe uma análise profunda da economia brasileira contemporânea, entrelaçando Economia, Geografia e História para investigar a organização socioespacial do Brasil nas últimas duas décadas.

Em oito capítulos, Macedo apresenta uma interpretação original e esclarecedora dos processos que moldam o desenvolvimento regional do país. Esta obra não só contribui significativamente para o campo acadêmico, mas também serve como um instrumento valioso para todos os envolvidos com o desenvolvimento regional brasileiro, incentivando novas perspectivas e abordagens no entendimento e na promoção do progresso nacional.

Para ter acesso ao e-book “Desenvolvimento Regional no Brasil no Século XXI” clique neste LINK. Já para baixar grátis outros livros editados pela EDUEPB, acesse a página neste link.

Conquistas da EDUEPB nos últimos anos
A EDUEPB venceu o Prêmio Jabuti no ano de 2012, com a obra “Teoria Quântica – Estudos Históricos e Implicações Culturais”, organizada pelos professores Olival Freire Júnior, Osvaldo Pessoa Júnior e Joan Lisa Bromberg, em parceria com a Livraria da Física, do Instituto de Física da USP. No ano seguinte, em 2013, ainda com uma obra em parceria com a Livraria da Física, intitulada “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: uma análise crítica”, de autoria do professor Roberto de Andrade Martins, a EDUEPB conquistou o 3º lugar no Prêmio.

Em anos seguintes, com publicações individuais, a EDUEPB obteve novas conquistas no Prêmio Jabuti, tendo sido 3º lugar em 2014, com o livro “Mediatização da Ciência – Cenários, Desafios e Possibilidades”, de autoria do professor Antônio Fausto Neto; e 2015 com a publicação própria, intitulada “Tecnologia Social – contribuições conceituais e metodológicas”, livro do professor Renato Dagnino. Também foi finalista em 2018 e 2019 e 2021 com o projeto da Revista Tertúlia, da então professora substituta do Curso de Letras da UEPB, Patrícia Rosas.

O Prêmio Jabuti, instituído em 1958 em meio a desafios significativos no cenário editorial, destaca-se como a maior distinção literária no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo.

O nome “Jabuti” foi escolhido em alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos, uma representação à altura da riqueza e diversidade da cultura e literatura brasileira.

Texto: Severino Lopes