Editora da Universidade Estadual lança livro que traça mapa simbólico das dores e esperanças do povo
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o livro em formato e-book o livro “Constelações”, escrito e organizado pelos poetas e professores Rildo Felix da Silva e Antônio de Brito Freire. “Constelações”, revela uma imagem literária marcada por personagens que habitam as margens, figuras ora espertas, ora espetadas, pelas engrenagens da política cotidiana.
Com estética vigorosa e compromisso político, a obra traça um mapa simbólico das dores e esperanças do povo. Os textos, com a ira lúcida de suas mensagens, enfrentam a força do atraso que assolou a nação em tempos de políticas esdrúxulas, lançando mão de palavras densas e afiadas como forma de resistência. Cada poema se ergue como denúncia e luta, refletindo o desejo de transformação social por meio da poesia.
“Constelações” tem um conglomerado de estrelas que nasceram vendo o dia a dia de nossos lugares, de nossa gente, por isso abrange, sobretudo, a poesia de cada dia. “’Nossos’ versos não são ‘nossos’, são versos do mundo, das coisas do mundo e numa sintonia, bem nossa, juntamos estas coisas com um viés poético”, explicam os autores.
Segundo Antônio de Brito e Rildo Félix, a obra nasceu da necessidade do desengavetamento de ideias jovens e pulsantes, porque, segundo eles, fazer poesia como sonhadores ainda é um desafio para todos os poetas que já não dormem e que já não sonham mais. Contudo, vislumbram poesia em tudo que seus olhos alcançam e suas mãos tocam.
“Tentamos fazer de ‘nossos’ versos verdadeiros emblemas humanos, cheios de nossas próprias características. Neste sentido, lembramos o poeta e escritor Jorge Luiz Borges que nos diz que ‘pelo futuro devemos dar o melhor do nosso presente’”, descrevem na obra. Para os autores, “os versos de ‘Constelações’ são muito mais do que palavras, são navalhas cortantes que atravessam nossa garganta, nossa carne e tocam em nossos nervos, mas não escondem, em versos, que o inverso é só silêncio profundo”.
Em “Constelações”, ainda segundo os autores, “muitos versos já se iniciam nos próprios títulos que nunca estão isolados e que já iniciam o diálogo a partir de uma chamada ao leitor”. A obra, em formato digital, está disponível para download gratuito em eduepb.uepb.edu.br/e-books.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.