EDUEPB lança e-book sobre rochagem e sustentabilidade com destaque de soluções para o Semiárido
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou o e-book “Rochagem e Sustentabilidade no Semiárido: mineração, agricultura e desenvolvimento na Província Pegmatítica da Borborema”, que apresenta uma análise abrangente sobre o uso responsável dos recursos naturais e as possibilidades de sustentabilidade em uma das regiões mais desafiadoras do país.
O livro, disponibilizado para download gratuito neste LINK, é organizado por Antonio Augusto Pereira de Sousa, professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC), além de coordenador do Programa Institucionalizado de Gestão Ambiental nas Empresas (PGAMEN).
O volume reúne especialistas de diferentes instituições para discutir temas como recuperação de áreas degradadas, agricultura familiar, geodiversidade, mineração e aplicação de remineralizadores de solo. A publicação destaca, ainda, a importância da Província Pegmatítica da Borborema como fonte estratégica de minerais e como território onde práticas inovadoras de manejo podem gerar impactos sociais, econômicos e ambientais positivos.
Províncias pegmatíticas são conhecidas como vastas áreas geográficas onde ocorrem muitos corpos de pegmatito, uma rocha de granulação grossa, similar ao granito, mas enriquecida em minerais raros e valiosos como lítio, nióbio, tântalo, berílio e gemas, como turmalina e topázio.
O livro teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contou com a contribuição dos empresários Cassiano Pascoal Pereira Neto, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), e Reinaldo Dantas Sampaio, da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), que fizeram o prefácio e posfácio.
Com linguagem clara e fundamentada, a obra oferece ferramentas para estudantes, pesquisadores, técnicos e gestores públicos interessados em promover o desenvolvimento sustentável no Semiárido e em compreender e aplicar soluções capazes de transformar desafios ambientais em oportunidades reais de progresso regional.
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.