Em Campina Grande: Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB traz espetáculo “Sinapse Darwin”
Nesta quarta-feira (6), Campina Grande receberá o espetáculo “Sinapse Darwin”, uma peça inspirada na vida e obra do pesquisador e naturalista Charles Darwin, apresentada pelo coletivo Casa de Zoé. O evento ocorrerá ao ar livre, às margens do Açude Velho, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Sinapse Darwin remonta a trajetória de Darwin de uma forma única e poética, onde a narrativa se desvia do tempo linear e percorre os caminhos imprevisíveis do pensamento. A peça explora marcos como o nascimento, a formação e a jornada do cientista, revelando os alicerces das teorias que formam a obra “A Origem das Espécies”.
Combinando memória e imaginação, o espetáculo destaca o apreço de Darwin pela diversidade étnica e sua habilidade em construir uma base científica sólida para suas teorias evolutivas. A montagem também faz referência a pensadores como Al-Jahiz, filósofo muçulmano que há mil anos propôs ideias evolucionistas, e Erasmus Darwin, avô do cientista, que também teorizava sobre a evolução.
A cenografia de Sinapse Darwin é um espetáculo à parte, utilizando uma estrutura engenhosa de catracas, roldanas, sintetizadores e outras peças mecânicas, tudo organizado para criar um ambiente dinâmico e lúdico. Essa complexa estrutura cênica, que pertence ao próprio coletivo Casa de Zoé é totalmente autônoma, podendo ser montada em qualquer espaço e proporcionando ao público uma experiência sensorial imersiva. A trilha sonora é tocada ao vivo, sob a direção musical de Caio Padilha, enquanto a direção geral e dramaturgia são assinadas por César Ferrario e a direção de arte, por João Marcelino.
Desde sua estreia em 2021, Sinapse Darwin já percorreu cidades do Rio Grande do Norte, São Paulo, além de festivais importantes como o Festival Internacional de São José do Rio Preto e o Sesc Interlagos. Em Campina Grande, a apresentação é apoiada pelo edital Myriam Muniz – Funarte, que viabilizou a circulação da peça em várias cidades do Nordeste.
O Festival Audiovisual Comunicurtas, em sua 19ª edição, homenageará coletivos e companhias de destaque nas artes cênicas e audiovisuais, incluindo a Casa de Zoé, que possui uma longa trajetória no festival, além do Grupo Teatro Oficina, de Sousa, PB, e a Companhia Raízes, de Campina Grande. Com o tema imagem-cidade-movimento, o Comunicurtas reafirma seu compromisso com a arte e a cultura na região, destacando a importância das artes cênicas nesta edição.
Serviço:
Espetáculo: Sinapse Darwin
Data: 6 de novembro
Horário: 19h
Local: Açude Velho, Campina Grande, PB
Entrada: Gratuita
Sobre a Casa de Zoé
Fundada em 2017 por Titina Medeiros, a Casa de Zoé é um coletivo de artes cênicas sediado em Natal, RN, que já realizou produções aclamadas como Meu Seridó (2017), Sinapse Darwin (2021) e o mais recente Clenyldes & Clenôrys (2024). Com apresentações em mais de 70 cidades de 22 estados do Brasil, a Casa de Zoé reúne um grupo diverso de artistas e técnicos e segue em constante pesquisa estética e cultural.
Ficha técnica:
Elenco – Titina Medeiros, Ananda K., Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato/Thazio Menezes, Toni Gregório e Yves Fernandes.
Técnicos de Cena – Juca Santos, Flávio Torreão e Janielson Silva
Roteiro Dramatúrgico e Direção – César Ferrario
Direção de Arte – João Marcelino
Direção Musical – Caio Padilha
Trilha Sonora Original – Caio Padilha, Yves Fernandes e Toni Gregório
Direção de Movimento – Dudu Galvão
Iluminação e Cenografia – Rogério Ferraz
Coordenador técnico e Técnico de Luz – Sandro Paixão
Técnico de Áudio – Medson Rigne
Assistentes de Direção de Arte – Irapuan Júnior, Victor D’melo e Paulo Lima
Costureiras – Fátima Dantas e Nely Hazbun
Ilustração e Designer Gráfico – Filipe Anjo
Produtor de Arte – Janielson Silva
Produção Executiva e Direção de Produção – Carol Carvalho
Produção Casa de Zoé – Titina Medeiros e César Ferrario
Coordenação Geral de Produção – Arlindo Bezerra
Assessoria de Comunicação – G7 Comunicação
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.