Empresa Júnior de Relações Internacionais promove café diplomático com vice-cônsul do Paraguai

10 de abril de 2023

Uma oportunidade de proporcionar o diálogo sobre a carreira na diplomacia e inspirar jovens estudantes. Essa é a perspectiva que inspirou a realização do Café Diplomático, promovido pela Eleven Jr, Empresa Júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), no auditório do Câmpus V, com a presença do vice-cônsul do Paraguai, Henrique Jenné.

Além do vice-cônsul, participaram da mesa de diálogo a coordenadora do Bacharelado em Relações Internacionais, professora Luíza Rosa de Lima; a presidente executiva da Eleven Jr, Dyovana Lucena; e o docente do curso de Relações Internacionais, André Pini.

De acordo com a diretora de marketing da Eleven Jr, a estudante do 6º período de Relações Internacionais Alessandra Franca, a realização deste evento foi possibilitada graças aos contatos com ex-membros da Empresa Jr e a partir da vontade de promover eventos que possibilitassem a difusão de conhecimento sobre temáticas relevantes na área de Relações Internacionais. “Poucos paraibanos estão na diplomacia, não só porque é difícil, mas, porque faltam oportunidades. Então, quando surgiu a possibilidade da participação do Henrique Jenné, que tem uma carreira extensa, com atuação em países marcados por conflitos, e que já foi condecorado, pensamos que esse bate papo poderia inspirar os estudantes de RI a seguir esse campo de atuação”, avaliou.

Com mais de 40 anos de carreira como diplomata, o vice-cônsul Henrique Jenné atuou na embaixada de países como Kuaite, Cingapura, dentre outros e cidades como São Salvador, Kuala Lampur, Los Angeles, Roterdã e Amsterdã. Durante a mesa de diálogo com os estudantes ele apresentou algumas perspectivas de carreira na diplomacia, a importância do conhecimento em diversos idiomas para a consolidação nesse campo de atuação e as possibilidades para serem exploradas.

Texto e fotos: Juliana Marques