Encontro de servidores com filhos com deficiência aborda parentalidade atípica e cuidado com a saúde

25 de outubro de 2024

Na manhã desta sexta-feira (25) ocorreu o 2° Encontro de Servidores e Servidoras com Filhos(as) com Deficiência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade foi promovida pelo Setor de Serviço Social da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a qual faz parte de uma série de ações de cuidado e promoção da qualidade de vida no trabalho da Instituição.

O público-alvo desse evento foram pais, mães e responsáveis por filho(a) com deficiência que estão gozando do direito da redução de carga horária, conforme Lei n. 8.996/2009 e suas alterações, bem como outros servidores(as) interessados(as) pela temática.

Neste ano de 2024 o Setor de Serviço Social da PROGEP tive a preocupação de trazer como temática central do encontro os aspectos da parentalidade atípica e a importância do auto-cuidado com saúde de forma integral da cuidadora e do cuidador, que também é servidor(a) da UEPB. Por isso, foi realizada a oficina “Cuidando de quem cuida”, ministrada pela psicóloga clínica infantil e neuropsicóloga, Fabiana Cartaxo, apta a dialogar sobre neuropsicologia, desenvolvimento infantil e terapia cognitivo comportamental para crianças e adolescentes.

Fabiana Cartaxo apresentou os vários tipos de parentalidade, aspectos teóricos e normativos da parentalidade positiva, a exemplo da Lei 14.826/2024, o qual define como parentalidade positiva o processo desenvolvido pelas famílias na educação das crianças na condição de sujeitos de direitos no desenvolvimento de um relacionamento fundamentado no respeito, no acolhimento e na não violência. Também foram abordados os desafios da parentalidade atípica, datas alusivas aos direitos das pessoas com deficiências e a importância do autocuidado daqueles que são responsáveis por crianças e/ou adolescentes com algum tipo de deficiência.

Ao final da oficina foi realizado uma roda de conversa e compartilhamento das experiências dos participantes enquanto cuidadores(as), bem como foi reservado um momento de informes pelo Setor de Serviço Social, acerca do trâmite e as tratativas dos processos de redução de carga horária, conforme Lei n. 8.996/2009. Foram tiradas dúvidas sobre o papel do setor na análise desses processos, qual é o estudo social da efetiva guarda e do exercício da parentalidade por parte do(a) servidor(a) solicitante com o cumprimento da função parental, incluindo a promoção do amplo desenvolvimento da pessoa com deficiência e o acompanhamento as terapias multiprofissionais complementares.

Fotos: Divulgação