Equipe da UEPB recebe visita de fabricantes de tecnologias assistivas que podem ser implementadas na Instituição

6 de setembro de 2024

Uma equipe de docentes e técnicos(as) administrativos(as) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acompanha as ações implementadas na Instituição com foco na inclusão e acessibilidade, recebeu, nesta quarta-feira (4), no Câmpus V, em João Pessoa, uma visita de um representante da empresa Tecassistiva, uma das maiores das distribuidoras internacionais de tecnologia assistiva.

Participaram da reunião a coordenadora geral do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Fernanda Mirelle Silva; a assessora da Reitoria e docente do Câmpus V, Martha Simone; o representante do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Alindenbergue Oliveira; as integrantes da Comissão de Inclusão e Acessibilidade em Ambientes das Bibliotecas (CIAAB), Ana Lúcia Santos e Milena Borges; a professora do curso de Arquivologia, Ismaelly Trajano; e o representante da Tecassistiva, Joelson Souza.

Na oportunidade, foram apresentadas algumas tecnologias assistivas para o desenvolvimento de projetos de educação inclusiva voltada a pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. De acordo com a bibliotecária Fernanda Mirelle, essa iniciativa integra uma série de ações implementadas pela gestão Institucional para possibilitar uma educação inclusiva a todas as pessoas que integram a comunidade acadêmica da UEPB.

“Tivemos um diálogo articulado e esperançoso sobre novas atuações e espaços de inclusão e acessibilidade que sejam referência ao Câmpus V e toda a UEPB, na perspectiva de contribuição e impacto social na Paraíba. Conhecemos equipamentos com tecnologias assistivas que beneficiam pessoas com deficiência, e que podem capacitar toda a sociedade para ampla interação e possibilidades de maior inclusão”, avalia Fernanda.

Para Alindenbergue Oliveira, que é deficiente visual, a reunião “foi uma experiência muito importante para verificar os equipamentos, tateandos-os e ouvindo as explanações pelo técnico Joelson, o qual apresentou cada produto e enfatizou sua importância de tê-los em instituições educacionais, como em núcleos e bibliotecas, proporcionando maior inclusão e acessibilidade para tais atores sociais”, avaliou.

A bibliotecária Ana Lúcia, que também possui deficiência visual, acrescentou que a reunião foi um momento rico de conhecimentos de serviços e produtos. “Neste nosso processo contínuo de acessibilizar para incluir, é gratificante o contato direto com produtos e serviços como facilitador para desenvolvimento dos projetos para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, com vista a fortalecer e ampliar o processo de inclusão na UEPB”, explica.

Com a inclusão como um dos princípios norteadores de suas atividades, a UEPB conta com diversas iniciativas com foco na inclusão e acessibilidade. Vinculado ao Departamento de Educação do Câmpus I, o NAI é uma destas iniciativas. Criado para realizar o atendimento sócio -pedagógico voltado à garantia do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de discentes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades matriculados na UEPB e em suas instituições parceiras, o NAI atua mediante projetos de extensão e de pesquisa, na busca da superação de barreiras, ampliação e consolidação da cidadania.

A CIAAB que atua no Câmpus V também é responsável por iniciativas extensionistas e projetos que buscam proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência. Uma dessas ações é o Braillevery, uma proposta liderada pela equipe da UEPB, em parceria com a biblioteca da Fundação espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência da Biblioteca Central da UFPB e Instituto dos Cegos da Paraíba. O projeto consiste num serviço de empréstimo de livros em braille para pessoas com deficiência, com acesso a diversos títulos em diferentes bibliotecas.

Texto: Juliana Marques