Equipe de atletas da UEPB conquista 54 medalhas na edição 2024 dos Jogos Universitários Paraibano

10 de julho de 2024

Em ano olímpico, ouro, prata e bronze. Medalhas, lugar de destaque no pódio e vaga garantida para os Jogos Universitários. Os atletas que integraram a delegação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) fizeram bonito na edição 2024 dos Jogos Universitários Paraibano, que serviu de seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que este ano serão disputados na cidade de Brasília/DF.

Ao todo, a equipe da UEPB, apoiada pela Pró-reitoria Estudantil (PROEST) e Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) conquistou 54 medalhas, sendo 30 de ouro, 16 de prata e oito de bronze. A equipe foi formada por 71 estudantes que competiram em 12 modalidades, dois técnicos e dois dirigentes. Em todas as modalidades a UEPB teve premiação.

A etapa estadual dos JUBs é realizada pela Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA) em três etapas: a Seletiva Estadual JUPs eSports 2024, Seletiva Estadual JUPS PRAIA 2024 e Jogos Universitário Paraibano (JUPs) 2024 (Etapa Estadual). As competições aconteceram no período de 16 maio a 7 de julho, sendo o JUPS eSports (on-line) no período de 16 a 19 de maio, a Seletiva Estadual JUPS Praia 2024 entre nos dias 8 e 9 de junho, na cidade de João Pessoa; e o JUP’s entre os dias 15 de junho a 7 de julho.

O desempenho da UEPB teve início nas modalidades de eSports Free Fire e Clash Royale, onde os cinco estudantes se classificaram para etapa on-line nacional que será presencial, em Brasília. As competições do eSports aconteceram entre os dias 16 a 19 de maio e a etapa nacional on-line está sendo realizada até 11 de agosto. A COEL aguarda os resultados e mais medalhas podem ser conquistadas.

Na Seletiva Estadual JUPS Paria 2024, que aconteceu nos dias 8 a 9 junho, na cidade de João Pessoa, nossa equipe de Beach Wrestling UEPB, composta por três estudantes, conquistou a classificação na modalidade para etapa nacional dos JUBs Praia, que acontecerá entre os dias 19 a 26 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. As demais modalidades foram realizadas na etapa estadual (JUPs) 2024 entre os dias 15 de junho a 7 de julho, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

A Coordenadoria de Esportes agora aguarda o boletim final da FPDA com a convocação e classificação geral, para organizar a logística para que os(as) estudantes classificados(as) possam participar da Etapa Nacional em Brasília entre os dias 8 e 19 de outubro.

O coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor Eugênio Eloi celebrou as conquistas. Ele parabenizou os(as) atletas pelo bom desempenho nos jogos e fez questão de enfatizar o apoio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), Administração Central e demais Pró-reitorias, que sempre têm incentivado a prática dos esportes na Instituição.

Confira abaixo o resultado por categoria
Free Fire masculino: 1 ouro (equipe masculina para etapa nacional on-line)
Clash Royale masculino: 1 ouro (para etapa nacional on-line)
Badminton masculino: 1 ouro/ 1 bronze