Equipe do projeto “Intervenção dirigida a trabalhadores”, do NEAS, participa de reunião brainstorming

23 de outubro de 2019

A equipe do projeto “Intervenção dirigida a trabalhadores” do Programa Educação e Prevenção ao uso de álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD), vinculado ao Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participou, na manhã desta quarta-feira (23), de uma reunião “brainstorming” com a participação do fisioterapeuta Magnum Reis, professor da Uninassau.

Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de “chuva de ideias”, na qual os participantes têm liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas. A atividade desenvolvida com a equipe do NEAS teve o objetivo de foi refletir a cerca do rastreamento das dores do ecossistema formado pelos servidores da Universidade, que são assistidos pelo Núcleo.

Na reunião, os membros do NEAS lançaram estratégias para melhoramento do serviço ofertado e discutiram como o comportamento do mercado de trabalho está influenciando a pesquisa em Saúde de forma cada vez mais sistematizada, para atender as especificidades das demandas dos trabalhadores que buscam tais serviços.

“A academia tem buscado cada vez mais superar o paradigma do ensino conservador, pautado no ‘escute, leia, decore e repita’, com fragmentação do conhecimento, para fortalecer a construção do conhecimento, pautado nas demandas reais da sociedade (em especial na saúde), considerando, inclusive, o incentivo à criatividade, ao olhar inovador”, explicou a professora Clésia Pachu, coordenadora do NEAS.

Segundo a professora, quando esse olhar é fomentado na graduação, todo o processo educativo se torna sustentável. “O acadêmico desenvolve o seu potencial, a Universidade desempenha seu papel agregador e a sociedade recebe um serviço sério e de qualidade”, salientou Clésia.

O professor Magnum Reis reforçou que o NEAS tem como compromisso estimular os princípios da totalidade, a visão de todo, da conexão, do inter-relacionamento, de rede, de teia e, nesse sentido, por meio da investigação e da pesquisa é possível antever que a ação docente precisa apresentar novos processos pedagógicos que contemplem as problematizações que levem a contextualização, a negociação, ao trabalho coletivo, a criticidade, a reflexão e, principalmente, a transformação da realidade.

Texto: Equipe NEAS
Foto: Givaldo Cavalcanti