Equipes da UEPB vencem modalidades de e-Sports na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros

10 de agosto de 2021

A Olimpíada de Tóquio terminou, mas as competições esportivas seguem em todo o mundo. A etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que começou no sábado (7) já contou com alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se sagrando vencedores nos jogos eletrônicos Free Fire e Fifa. Até o fim do mês, a delegação com 70 integrantes da UEPB, entre estudantes-atletas, técnicos e dirigentes, participará de modalidades de esportes individuais, competições de paradesporto e outros e-Sports.
Serão disputadas em 26 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais. Estudantes da UEPB estão inscritos apenas nas modalidades individuais. São elas: Acadêmico, Atletismo, Badminton, Judô, Caratê, Wrestling, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de praia e Xadrez. No Paradesporto há competições em Atletismo, Badminton, Tênis de mesa e Natação. Nas competições de jogos eletrônicos, chamados de e-Sports, acontecem disputas de League of Legends (LoL), Futebol eletrônico (FIFA), Clash Royale, Free Fire, Poker e Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO).
A UEPB participará das modalidades individuais com um total de 65 estudantes-atletas, três técnicos e dois dirigentes inscritos. Estes participarão de todos os e-Sports, do atletismo, natação, judô, xadrez, caratê, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo. Nesta edição a UEPB não participará das modalidades coletivas em decorrência do momento pandêmico, evitando, assim, aglomerações e disseminação do Coronavírus. Todas as competições estão seguindo os protocolos estabelecidos pela Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA).
Resultados
A etapa on-line dos JUBs-PB e-Sports foi realizada no sábado (7), com as modalidades Free Fire e FIFA, que disputavam também duas vagas para etapa on-line nacional, e duas equipes da UEPB foram classificadas. A UEPB participou com três equipes de Free Fire, cada uma composta por até cinco estudantes-atletas. A Coordenadoria de Esporte e Lazer afirma ter ficado bastante admirada com o resultado dos alunos. “Ficamos bastante surpresos com a quantidade de estudantes participando na modalidade e-Sports, assim como a excelente organização dos jogos. Os alunos estão de parabéns”, comentou o professor José Eugênio Eloi Moura, coordenador da COEL, ressaltando o apoio da Pró-Reitoria Estudantil em todo esse processo.
Nos e-Sports Poker, CS GO, LoL e Clash Royale, equipes da UEPB já estão classificadas para etapa on-line do JUBs nacional, que será realizada entre 8 de agosto e 5 de setembro. No Caratê, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paradesportivo e Xadrez feminino, também já há atletas classificados para etapa nacional, a ser realizada de 10 a 18 de outubro, em Brasília-DF de modo presencial.
Na modalidade Fifa, a classificação geral, do primeiro ao sétimo lugar, contou exclusivamente com alunos da UEPB: Igor Rafael, Bruno Felipe, José Aureni, Ravanelly Barezi, Ivison Aryel, Jonas Pimenteira, Ramyrez Ramon. Confira a classificação geral das equipes Free Fire:
Campeã: UEPB Equipe 1
Aldo Júnior Lima Sousa – Ciências Contábeis (Câmpus I)
Denison De Lima Alves – Ciências da Computação (Câmpus I)
Laryssa Finizola Costa Da Silva – Ciências da Computação (Câmpus I)
Shayann Justino Dos Santos – Geografia (Câmpus III)
Vice-campeã: UEPB Equipe 2
Aldemir Pereira Da Silva – Matemática (Câmpus I)
Aoliabe Gabriel Cabral Pereira – Química Industrial (Câmpus I)
João Pedro Bezerra Freire – Educação Física (Câmpus I)
Suênio Lucas Da Silva Lima Borges – Educação Física (Câmpus I)
3º colocada: UEPB Equipe 3
Allana Myryam Guedes Dos Santos – Letras- Espanhol (Câmpus I)
Berenice Bianca De Carvalho – Matemática (Câmpus VII)
David Andrade Ribeiro – Educação Física (Câmpus I)
Renato Cardoso De Carvalho Campelo – Estatística (Câmpus I)
Mais informações podem ser encontradas no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário: https://www.cbdu.org.br.
Texto: Juliana Rosas