Esperançar freireano é tema de espetáculo apresentado no Câmpus V e promovido pelo Projeto Farpas

26 de agosto de 2024

Esperançar, verbo relacionado ao ato de conceber esperança, que na Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, ecoa enquanto imperativo existencial e histórico. Ele serve de eixo norteador do espetáculo teatral “Esperançar incomoda que só a gota”, do grupo Kairós, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, que foi apresentado no Hall do bloco de salas de aulas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na sexta-feira (23), manhã e noite, como uma ação do Festival de Artes e Participação Social (Farpas).

A peça teatral, que mistura música, teatro e interação com o público, é apresentada por aproximadamente 40 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, suscita reflexões sobre pautas sociais, ambientais, políticas, desigualdade, violência, educação e a importância do esperançar, sobretudo para jovens da periferia, diante do cenário de carências e falta de oportunidades para esta parcela da sociedade.

De acordo com o diretor administrativo da Escola Padre Pedro Serrão, professor Elton Farias, o espetáculo foi concebido a partir do trabalho do professor Flávio Ramos com os alunos do Teatro Kairós. O Kairós, por sua vez, é um dos núcleos do Grupo GOTA (Grupo Organizado de Teatro Amador) que envolve, além de estudantes do próprio Kairós, discentes do Teatro Ednaldo do Egypto e discentes da UFPB que fazem parte do Grupo Poética Evocare. A atividade do Kairós conta com o apoio nos bastidores tanto da direção administrativa quanto da direção pedagógica, esta na pessoa de Apolônia Falcão.

A turma de estudantes que integra o Kairós também é responsável pela escrita de partes do espetáculo, que já foi destaque na Expo Favela, e já foi apresentada em universidades e teatros de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Recife. Segundo Elton, o Grupo ainda firmou parcerias com o Projeto Cidade da Imagem de João Pessoa para consolidar as ações que devem seguir com uma nova montagem sendo ensaiada para ser apresentada ainda esse ano.

Segundo o coordenador do Farpas, professor Henrique França, a parceria com o grupo da Escola Padre Pedro Serrão teve início em 2023, e tem rendido bons frutos a partir da articulação com os diversos grupos que assim como o Farpas, utilizam a arte para provocar a reflexão sobre temas de relevância sociocultural. A apresentação da sexta-feira, foi articulada para proporcionar à comunidade acadêmica um encontro entre si e com a arte para proporcionar autoconhecimento, valorização do trabalho destes estudantes e reflexões sobre temas importantes.

Realizado no Câmpus V desde 2017, o Farpas tem sido realizado com diversos formatos, sempre com expressões artísticas, rodas de diálogo e ações com o objetivo de possibilitar debates sobre temas de relevância sociocultural.

Texto e fotos: Juliana Marques