Estudante de Relações Internacionais é selecionado para Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo

3 de março de 2023

O engajamento social voltado ao fortalecimento da democracia e ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais em todo o mundo são algumas das causas que movem o concluinte do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lucas Samuel, e o encorajam a enfrentar novos desafios que culminam em conquistas importantes, sobretudo para um jovem de apenas 24 anos. Recentemente, o estudante foi selecionado, dentre os mais de 200 inscritos, para participar da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada entre os dias 21 e 25 de março, na República Dominicana.

O evento é um dos mais importantes de toda a América Latina e Caribe, pois reúne 22 presidentes e Chefes de Estado, incluindo o Rei da Espanha, para dialogar em conjunto na busca por ações efetivas voltadas à construção de um futuro melhor para a América Latina. Ao todo, foram selecionados 40 jovens que terão a oportunidade de expor suas realidades, compartilhar suas perspectivas de mundo e os anseios de suas comunidades, de modo que os líderes mundiais desenvolvam meios para diminuir os desafios enfrentados nas democracias latino-americanas.

Morador do Assentamento Tiradentes, na Zona Rural de Mari, na Zona da Mata paraibana, Lucas avalia que o evento será importante para que ele, enquanto futuro profissional de Relações Internacionais e porta-voz da juventude rural do Brasil, em especial da Paraíba, possa obter atenção dos líderes mundiais para as demandas locais, como o desenvolvimento sustentável destas comunidades, as limitações de infraestrutura, a necessidade de oportunidades de emprego, carência de investimentos em educação, dentre outras.

O estudante acrescenta, ainda, que o conhecimento adquirido na graduação em Relações Internacionais, relacionado às organizações internacionais, aos conflitos, ao comércio internacional, às questões de segurança, direitos humanos e mudanças climáticas, permitiu que ele pudesse pensar no global, mas com uma atuação, também, no âmbito local, em sua comunidade.

“Acredito que minha visão multidisciplinar, enquanto futuro profissional das Relações Internacionais, e a experiência de vida podem ser valiosas para construir soluções mais eficazes e adequadas às necessidades das comunidades rurais, mais especificamente dos jovens. E levar o nome da Paraíba comigo, é demonstrar que o nosso Estado é capaz, através da educação pública de qualidade, de formar líderes globais que possam dialogar com agentes de governo de qualquer parte do mundo para desenvolver, em conjunto, planos de ações que fomentem o crescimento do nordeste e da nossa tão amada Paraíba”, avalia Lucas.

A Cúpula Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo vai arcar com a estadia dos jovens participantes. As passagens, no entanto, deverão ser custeadas pelos selecionados. O estudante conseguiu apoio para comprá-las, entretanto, segue com uma campanha para doações. Os interessados podem participar via pix (Chave telefone – 83996697616).

Texto: Juliana Marques
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal