Estudante do 9º período do curso de Letras Inglês lança livro poético destacando antologia do Conto

26 de fevereiro de 2025

O estudante do 9º período do Curso de Letras (Inglês) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), publicou, recentemente o livro “Conto ou não-conto?: uma antologia em forma de catarse”. A obra escrita por David Felinto de Araújo mergulha o leitor em um universo surreal e introspectivo, além de apresentar uma narrativa fragmentada e não linear, desafiando as convenções tradicionais da prosa.

O prefácio da obra é assinado pelo professor e pesquisador das artes literárias, Johnny Glaydson dos Santos Tavares, que trata David Felinto de Araújo com um “uma grata surpresa como autor”. “Neste livro, por exemplo, os escritos se fundamentam fortemente diante dessa essência marcada pelos universos possíveis e impossíveis”, descreve o professor no prefácio.

Para ele, “Conto ou Não-Conto”? apresenta escritos que estimulam diversos gostos, o que acaba abrindo um leque frente à colocação. Na primeira parte do livro são reunidos contos e crônicas que narram uma história continuada ou não-linear, tal como “Grande Sertão Veredas”, pressupõe vários estilos e gêneros em cada capítulo. A segunda parte, segundo o autor, está relacionada a pensamentos que geraram textos poéticos, prosas, crônicas e outros contos.

Utilizando de uma linguagem poética e imagética, o autor explora temas como identidade, memória e a natureza da própria narrativa. Segundo David Felinto, cada conto ou não-conto é uma peça do quebra-cabeça, convidando o leitor a questionar e interpretar sua própria realidade.

Com uma escrita intrincada David Felinto de Araújo procura criar uma experiência literária única, que permanece com o leitor muito além da última página. “Conto ou não-Conto?” é uma obra que desafia e encanta, revelando novas camadas a cada leitura. Dos textos contidos no livro, dois foram publicados em periódicos acadêmicos de Literatura e pós-graduação: ‘O alfaiate”, publicado pela Poetizar (2024 pela UFES); e o conto: “O prefeito, o palhaço e o Burburinho”, publicado pela revista Opiniāes (2025 pela Universidade de São Paulo), na edição de fevereiro. David Felinto também é membro do clube de contos de Campina Grande.

Texto: Severino Lopes