Estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro farão intercâmbio no Reino Unido por meio de programa estadual

31 de janeiro de 2023

Dois estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, foram selecionados para participar de intercâmbio educacional no Reino Unido, através do Projeto Conexão Mundo do Governo do Estado da Paraíba.

José Igor Ferreira Pereira e Deyvid de Melo Barros, ambos alunos concluintes do 3ª ano do Ensino Médio no ano letivo 2022, passaram por um concorrido processo de seleção com alunos de outras escolas pertencentes à 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Paraíba e lograram a sonhada aprovação.

Conexão Mundo – É um projeto educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) que está integrado às políticas públicas por meio da Lei 10.613 de 24 de dezembro de 2015 e modificado pela Lei 11.655/2020, Portaria nº 481/SEECT/PB, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março de 2022, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam as línguas inglesa e espanhola para se classificarem para a segunda fase, com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa e assim se prepararem para vivenciar a experiência do intercâmbio internacional.

Deyvid de Melo Barros viajará em 10 de fevereiro para a cidade Neath Port Talbot, no País de Gales. Ele falou da expectativa de viajar e conhecer novas culturas e aprimorar o idioma. José Igor Ferreira viajará no mesmo para a cidade de Warwickshire, na Inglaterra. O agora intercambista mencionou todo o esforço que fez para conseguir continuar no programa e consequentemente conseguir a aprovação. Falou também sobre a oportunidade de viajar para um outro país em busca de novos conhecimentos que servirão para aprimorar cada vez mais sua trajetória na vida educacional.

O Diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno, comemorou a conquista, destacando o ótimo desempenho dos estudantes e agradeceu o apoio recebido por parte da Gerente Regional de Educação da SEECT, professora Nayara Karla Montenegro de Carvalho. O secretário da Escola do Cajueiro, Fabiano de Almeida, foi o responsável por agilizar as inscrições dos estudantes. Ele disse que o resultado mostra o potencial dos alunos e a dedicação deles na busca por conhecimentos.