Estudantes de Jornalismo lançam 2ª edição da Revista Retratos com homenagem a trabalhadores da limpeza
Estudantes das disciplinas de “Produção e Edição”, nos turnos da manhã e noite, e de “Jornalismo de Revista”, da manhã, produziram, editaram e diagramaram uma revista digital Retratos, com histórias de vida marradas pelos(as) trabalhadores(as) da limpeza do Cãmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
A iniciativa foi do professorar Jurani Clementino que atualmente ministra as duas disciplinas no curso de Jornalismo e desejava desenvolver um trabalho interdisciplinar. “O objetivo, além de contar essas histórias de vida que são ricas, era unir os estudantes no desenvolvimento de um produto jornalístico – a revista”, disse o docente.
O lançamento acorreu na manhã desta segunda-feira (18), para os(as) entrevistados(as) que trabalham nesse horário, e também vai acontecer à noite, durante o evento de encerramento do semestre 2024.2, para os(as) trabalhadores(as) desse turno. Esse é o momento para que os(as) estudantes de Jornalismo compartilhem, além do resultado do trabalho, todo o processo de seleção dos conteúdos que compõem o resultado final dos perfis. A primeira edição da revista, lançada em junho deste ano, homenageou os discentes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA).
Inicialmente, os(as) estudantes do 3º período na disciplina de “Produção e Edição”, agendaram as entrevistas, produziram as pautas e elaboraram os textos. Depois os do 7º período, da disciplina “Jornalismo de Revista”, revisaram os textos, editaram o material e pensaram no projeto gráfico da revista bem como o nome da publicação. Para isso acharam necessário elaborar um ensaio fotográfico com os(as) entrevistados(as) visando uma qualidade técnica no produto final.
Para este ensaio, realizado no estúdio de fotografia do próprio curso de Jornalismo, e coordenado pelos discentes Camila Ferreira, Ítalo Sena, Larissa Oliveira, Matheus Silva, Maria Alzira e Sara Alcântara, foram convidados todos os(as) 13 entrevistados(as). O projeto gráfico ficou sob responsabilidade de Amanda Gabrielly: “Foi muito desafiador, mas adorei conhecer a história de cada um dos entrevistados”, disse a estudante.
Como a revista recebeu o nome Retratos, os discentes exploraram fotografias que remetessem a esse tipo de enquadramento. A capa foi pensada antes de reunir os(as) trabalhadores(as) em estúdio. A ideia era colocar uma imagem com o maior número de pessoas possível. Para os(as) estudantes de Jornalismo foi uma oportunidade de exercitar as rotinas produtivas de uma redação jornalística como destaca o professor Jurani. “Eles vivenciaram desde a reunião de pauta, passando pela presença deles em campo, a realização das entrevistas, depois a organização do material em texto, a edição, a fotografia e a diagramação. Foi uma espécie de laboratório”, destacou o docente.
Para ter acesso à 2ª edição da revista Retratos, clique neste LINK.
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
Você precisa fazer login para comentar.