Estudantes de Jornalismo lançam revista com perfis de discentes da Universidade Aberta à Maturidade

7 de junho de 2024

Estudantes das disciplinas de Produção e Edição, e de Jornalismo de Revista, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), produziram, editaram e diagramaram a revista digital “Retratos”, com histórias de vida marradas pelos discentes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). A iniciativa foi do professorar Jurani Clementino, que atualmente ministra as duas disciplinas.

Inicialmente os estudantes do 3º período, na cadeira de Produção e Edição, agendaram as entrevistas, produziram as pautas e elaboraram os textos. Depois, os do 7º período, da disciplina de Jornalismo de Revista, revisaram os textos, editaram o material e pensaram no projeto gráfico da revista bem como o nome da publicação. Para isso acharam necessário elaborar um ensaio fotográfico com os entrevistados visando uma qualidade técnica no produto final.

Para os estudantes de Jornalismo foi uma oportunidade de exercitar as rotinas produtivas de uma redação jornalística, como destacou o professor Jurani. “Eles vivenciaram desde a reunião de pauta, passando pela presença deles em campo, a realização das entrevistas, depois a organização do material em texto, a edição, a fotografia, a diagramação. Foi uma espécie de laboratório”, disse.

Entre as histórias contadas estão a de um caminhoneiro que diz ter rodado o Brasil inteiro e não ter conhecido lugar algum; da jogadora de vôlei considerada o Pelé de saia; das irmãs separadas na infância; da dona de casa que sonhava estudar e o marido não permitia e do guardião da memória que sempre carrega consigo um álbum de fotos e um caderno de anotações.

Para mim foi uma experiência incrível poder ter esse contato e ouvir essas histórias de vida, não só a do meu entrevistado que narrou as suas mais profundas memórias, mas conhecer um pouco mais sobre as vivências de cada um dos perfilados que compõem a Revista Retratos”, destacou a estudante do 7º período Thaylanny Almeida.

Todos foram muito receptivos com os discentes, como destaca Matheus Ronelle. “Escrever para a revista me ajudou muito a desenvolver minhas habilidades textuais. Mas importante que isso, foi conhecer a história de uma pessoa muito querida, seu Paulo Martins, que foi bem receptivo com a equipe e nos contou as suas mais singelas memórias. Isso não tem preço”, classificou.

A revista Retratos será lançada na manhã de terça-feira (11), durante um evento de encerramento do semestre 2024.1 da UAMA. Na oportunidade os estudantes de Jornalismo vão compartilhar, além do resultado do trabalho, todo o processo de seleção dos conteúdos que compõem o resultado final dos perfis.

Fotos: Arthur Morais e Gabryele Martins (Divulgação)