Estudantes destacam a relevância da formação internacional a partir da participação do Projeto SOLIDARIS
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), em parceria com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e no âmbito do projeto internacional “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa – SOLIDARIS”, vinculado ao Programa Erasmus+, promoveram uma formação on-line voltada para os estudantes da UEPB e da UPE, sobre estratégias e boas práticas de inclusão acadêmica e social.
A oportunidade, a qual ocorreu durante todo o mês de outubro, e encerrou no início de novembro, contou com a participação de diversos parceiros nacionais e estrangeiros como: Dolores Limon da Universidad de Sevilla (coordenadora geral do projeto SOLIDARIS); Ana Paula Caetano e Carolina Carvalho, da Universidade de Lisboa; Bernadita Maillard, da Universidad Austral de Chile; Antonela Prezio, da Universidad Tres de Febrero (Argentina); Ismail Bourezgui (Tunísia); Benigno Cristofer (Colômbia); Judith Mejia (Honduras); Rossana Valéria, do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB); Eduardo Onofre, Cláudio Lucena, Christiano Cordeiro, Herbert Rêgo e Kledson Alves, da UEPB; Tereza Cartaxo, Waldemar Neto, Marcelo Dias, da UPE.
Durante a formação, foram abordadas diversas temáticas ligadas à inclusão: interculturalidade, gênero, pessoas com deficiência, tecnologias, mobilidade internacional, dentre outras. Segundo a estudante Elvira Leite, aluna de Pós-Graduação da UEPB, a formação internacional oportunizou uma percepção intercontinental muito rica. “Eu, pessoalmente, gostaria de mais oportunidades como esta. Gostei muito da formação e da troca de experiências. Todos os formadores são muito preparados. Foi uma grande oportunidade”, frisou.
Essa visão também é compartilhada por estudantes de outras instituições, a exemplo de Bruna Gabriela Carvalho de Lima, discente de mestrado da UPE, que destacou que “podemos perceber a força e relevância do SOLIDARIS, pois além de excelentes palestras internacionais, tivemos a participação da professora Rossana Valéria de Souza, diretora executiva do GCUB, uma grande referência a nível internacional”, destacou.
De acordo com um dos organizadores do evento, Christiano Soares, coordenador do projeto SOLIDARIS na UEPB, e Betânia da Mata, coordenadora do projeto SOLIDARIS na UPE, a formação teve um feedback bastante positivo, uma vez que proporcionou o estreitamento de laços entre a comunidade acadêmica de instituições latino-americanas e europeias, bem como intensificou a frutífera parceria entre as universidades estaduais nordestinas, as quais já estão trabalhando para expandir as redes de conexão voltadas para pesquisas e ações com foco na educação inclusiva.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, ou através dos perfis da CoRI no Facebook e Instagram.