Estudantes destacam relevância e experiência em atuação na Monitoria do 4º Congresso Universitário da UEPB
Desde da quarta-feira (8) a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) respira ares de congresso. Considerado o maior evento da UEPB, o 4º Congresso Universitário tem mobilizado mais de oito mil participantes, entre estudantes, docentes, técnicos(as) administrativos(as) e convidados nos oito Câmpus da Instituição, sendo realizado de forma presencial e híbrida.
Perceptível aos olhos de quem está participando do evento, muitos(as) estudantes vestidos com as suas camisetas brancas e usando crachá realizam um papel importante e indispensável para o êxito do Congresso. São os(as) monitores(as). Eles e elas estão em toda a parte, sempre orientando as pessoas sobre os locais de palestras, conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e feiras.
Em sua 4ª edição, o Congresso Universitário da UEPB se transformou em um grande laboratório pedagógico e tem possibilitado os(as) discentes uma experiência única, enriquecedora e gratificante, que conta como currículo na trajetória acadêmica. Mais de 500 estudantes de todos os cursos de graduação da UEPB estão atuando na Monitoria, tendo sido selecionados(as) pela organização do evento. Alguns(as) estão no meio do curso, enquanto outros(as) estão prestes a concluir a graduação.
As estudantes de Pedagogia, Lara Maria Aparecida e Marcella Bruna Cordeiro, já participaram de várias atividades do Congresso nas três edições anteriores, mas este ano, estão atuando pela primeira vez como monitoras. Elas não escondem a satisfação e o contentamento de conhecer os bastidores e a logística de um evento deste porte. Uma experiência marcante, segundo ambas
“Eu estou achando bem interessante porque dos outros anos que eu participei eu não tinha noção de como ocorriam os bastidores. Dessa vez eu estou tendo a oportunidade de entender um pouco como ocorrem os bastidores no Congresso”, relatou Lara, estudante do 7ª período de Pedagogia.
Com largo sorriso, ela relatou que durante o Congresso tem realizado diversas atividades inerentes a função de monitora, como tirar algumas dúvidas, orientar pessoas em relação aos locais em que estão acontecendo os eventos, além de tentar dar um direcionamento de algumas dúvidas para o público em geral.
Já Marcela Bruna Cordeiro está participando pela primeira vez do Congresso, a a experiência, segundo ela, tem sido marcante. A jovem conta que já participou do evento no ano passado, apresentando a Residência Pedagógica. Este ano viveu uma experiência inovadora e enriquecedora para o seu currículo. “É bem legal a gente ver como realmente funciona os bastidores do congresso. Poder participar mais, a gente se sente mais incluído dentro da Universidade vendo como são as experiências. Está sendo incrível. É muito legal ter esses eventos para a gente conseguir adentrar mais no mundo universitário”, destacou Marcela Bruna Cordeiro.
O Congresso Universitário também se transformou em um laboratório pedagógico para a estudante Daiane Carolina, do curso de Ciências Biológicas, que pela primeira vez atuou como monitora. Ela disse que tem conseguido ver de forma ampla e abrangente todo o conteúdo que é produzido dentro da Universidade. “A gente vê de forma mais clara como é a aproximação entre a Universidade e a população de forma geral”, disse
Já Emily Vitoria, do 8º período do curso de Serviço Social, também atuou este ano pela primeira vez como monitora do 4º Congresso Universitário da UEPB. Para realizar a função, ela conta que realizou toda uma preparação. “A gente recebeu orientação, foi passado todo como seria o evento, onde a gente teria que atuar. Então foi bem organizada essa questão de preparação, de horário, de questões do evento. Tem sido uma experiência muito rica que eu não podia terminar o curso sem participar de uma monitoria”, frisou.
Emily Vitoria desenvolveu várias atividades ao longo do Congresso, como orientar os(a) participantes dos eventos facilitando às pessoas para apresentar os trabalhos, entre outras funções. A mesma experiência foi vivenciada pelo estudante Paulo Ricardo, do curso de Letras (Inglês). Ele garante que fez de tudo no Congresso em uma experiência enriquecedora. “Eu estou ajudando em qualquer coisa que surgir, seja um banner, seja buscar uma carteira, uma mesa, falar com alguém, qualquer função,” disse.
O mesmo relato foi feito pela estudante Jamile Borges, do curso de Serviço Social. Para ela, participar do evento como monitora foi muito enriquecedor, tanto para currículo como para adquirir conhecimentos.
Coordenadora-geral do 4º Congresso Universitário da UEPB e pró-reitora Estudantil, a professora Núbia Nascimento, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos(as) monitores(as) que contribuem para o êxito do evento. Ela elogiou a dedicação e o empenho de todos(as) os(as) estudantes que estão atuando na Monitoria. “São mais de 500 alunos e alunas de todos os cursos que estão atuando no Congresso Universitário e eles têm um papel importante para o sucesso do evento”, afirmou
Com a temática “Inovação e Transformação: a agenda 2030”, o 4º Congresso Universitário termina nesta sexta-feira (8) com as últimas mostras pedagógicas, palestras, e premiação dos melhores trabalhos apresentados no 31º Encontro de Iniciação Científica (ENIC).
Texto e fotos: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.