Estudantes retornam às aulas após período de férias e falam sobre expectativas para novo semestre letivo

1 de março de 2023

Nas escadarias da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, um grupo de estudantes se reencontra. Sentados, com mochilas nas costas, eles conversam sobre as expectativas para o início do novo semestre letivo.

Depois do período de férias, os mais de 15 mil alunos da UEPB retornaram às aulas nesta quarta-feira (1º). O retorno, como tem acontecido em todos os semestres, foi sempre marcado por emcontros, reencontros, expectativas e a busca pelo saber e novos conhecimentos. Neste dia, retornam apenas os alunos veteranos, visto que os chamados “calouros”, que conquistaram a vaga na Instituição graças a média do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as aulas só começam no próximo dia 17.

Muitos estudantes aproveitaram o primeiro dia de aula para rever amigos e matar saudades da sala de aula. Nos corredores da Universidade, e na praça da alimentação, bem como, nos demais Câmpus da Instituição, o movimento também foi intenso. Laura Rodrigues Martins é estudante do 3º período de Psicologia, e revelou que estava ansiosa pelo reinício das aulas. Ela é natural de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, e disse que o clima da UEPB, as atividades de sala de aula, a fazem bem. “Estou ansiosa por esse reencontro. A rotina na UEPB ao lado dos amigos é sempre agradável. Após as férias, agora é estudar com dedicação”, disse.

Já o estudante Luiz Felipe, também do curso de Psicologia, disse que pretende aproveitar o retorno das aulas para aprofundar os estudos. Ansioso, Felipe que mora em Esperança, disse que as matérias introdutórias do curso terminaram, e agora começa uma nova fase com os demais componentes. Ele afirmou que também pretende participar de estágios e projetos de extensão este ano. “Estou ansioso para essa nova fase do curso, porque no começo é muita matéria introdutória”, observou.

A ansiedade dos estudantes era a mesma dos professores. Que diga a professora Darlene Cristina Ramos Eloy Dantas, do curso de Odontologia. Coordenadora da Clínica Escola, ela destacou que as expectativas são grandes para o novo ano letivo. “O período de 2023.1 vai ser marcado por muitas novidades, quanto na parte estrutural e de materiais, como também com as novas atividades na área do Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou.

Na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, onde funciona dos cursos do Centro de Educação (CEDUC) e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) o momento foi intenso. A Universidade parecia voltar a “pulsar” forte com o reinício das aulas. Muitos estudantes se reuniram em torno das mesas instaladas na entrada do prédio para atualizar as conversas e traçar os planos para o semestre letivo que está começando.

Thaísa Carolina, do curso de Geografia, disse que estava ansiosa em rever os amigos iniciar mais um semestre. O mesmo sentimento foi expresso pelo estudante Márcio Éverton, do 4º período do curso de Administração. “A expectativa está muito alta. Vamos aprender mais neste período e buscar muito aprendizado para futuramente ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Aproveitando a volta das aulas, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), realizou algumas intervenções com nova sinalização dentro do Câmpus I, para facilitar o tráfego nas imediações do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). No começo da manhã, uma equipe da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, fez uma ação educativa no local.

Boas-vindas
O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, transmitiu a sua mensagem de boas vindas aos alunos do semestre letivo 2023.1

“Queridos e queridas estudantes ingressantes do semestre letivo 2023.1, sejam bem-vindos e bem-vindas à Universidade Estadual da Paraíba, a sua UEPB. É com grande alegria que, carinhosamente, recebemos vocês neste reinício da trajetória universitária, numa retomada da convivência fraterna e da construção da consciência crítica e cidadã, em prol da transformação social e do crescimento pessoal, acadêmico e profissional”, destacou.

O pró-reitor incentivou os estudantes a participarem dos eventos e programas acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão e dos programas de Assistência Social Estudantil.

“Juntos, somos uma UEPB mais forte, mais relevante para a formação de profissionais qualificados e mais relevante para o desenvolvimento sociocultural e científico-tecnológico do Brasil e, em particular, da Paraíba! Esperamos que sejam enriquecedoras e significativas a convivência fraterna e as aprendizagens construídas ao longo de um semestre letivo”, afirmou.

Texto e fotos: Severino Lopes