Etapa regional: produções do curso de Jornalismo vencem duas modalidades da Expocom Nordeste

14 de maio de 2024

Trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) venceram duas modalidades da etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom Nordeste. Os prêmios foram conquistados nas modalidades “roteiro de documentário” e “blog/website”. Com o resultado, os trabalhos foram classificados para representar a região na Expocom Nacional no mês de setembro, em Balneário Camboriú (SC).

Os vencedores da Expocom Nordeste 2024 foram anunciados na sexta-feira (10), durante o encerramento da programação do 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o Intercom Nordeste. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediou o evento e a premiação da Expocom aconteceu no auditório da Reitoria, em Natal (RN).

Mais uma vez a UEPB venceu na categoria “Cinema e Audiovisual”, na modalidade “Roteiro de documentário”, com a produção intitulada “Meu Palco é a Rua – Roteiro”, de autoria de José Nilo Campos Barreto Segundo (aluno-líder), Ana Flávia Soares Aires, Evelyn Gomes Araújo, Hillary Trindade da Costa e Manuel Henrique Batista Duarte. O trabalho foi desenvolvido em 2023, sob orientação da professora Cássia Lobão.

Já na categoria “Rádio, TV e internet”, o prêmio ficou com o produto “Website Campina Cultural”, na modalidade “Blog/Website”. O trabalho é de autoria dos estudantes Felipe José Barros de Meneses (aluno-líder), Deivide Eduardo de Souza Gomes, Bruna da Silva Araújo, Ana Luísa Rocha Aragão, Lincon Lima da Silva e Ernandes Edson da Silva. A orientação foi do professor Rafael Melo e a produção também está vinculada ao programa de extensão “Campina Cultural”, coordenado pela professora Ada Guedes.

Para Nilo Barreto, vencedor na modalidade roteiro de documentário, o prêmio atesta a qualidade do que é produzido na UEPB. “Havia trabalhos muito bons concorrendo na nossa categoria, então, por mais que exista a expectativa de vencer, foi uma surpresa muito boa. Além de que existe uma certa validação de que estamos fazendo um bom trabalho e seguindo pelo caminho certo. Mas, agora, a expectativa para o Expocom Nacional está bem alta, e o grupo espera conseguir estar lá e representar a UEPB e nosso estado”, afirmou.

Felipe Meneses, no website Camina Cultural, destacou a importância do trabalho em equipe. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho contínuo protagonizado por alunos e feito por várias mãos. É o trabalho de Eduardo Gomes e Bruna Araújo que idealizaram o Campina lá em 2020, o de Ada Guedes que coordena o programa, de colaboradores como Rafael Melo e muitos outros, e claro, dos muitos extensionistas que já fizeram parte do programa e contribuíram pra criar esse canal de interlocução com os artistas e o setor cultural da nossa região. É emocionante ter essa oportunidade de representar o Campina Cultural e a UEPB e poder levar o trabalho que toda uma equipe desenvolve com muito carinho e esforço para um evento de projeção nacional e competir ao lado de trabalhos incríveis de todas as regiões do Brasil”, avaliou.

Outras modalidades
Além das modalidades vencedoras, a UEPB também enviou representantes em outras quatro modalidades: Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso) com Ana Luz, Revista-laboratório (conjunto/série) com Eva Barros, Reportagem em Áudio/Radiojornalismo (avulso) com Lourrana Rodrigues e Produção em Fotojornalismo (avulso ou conjunto/série) com Marta Paiva.

EXPOCOM nacional
Os dois trabalhos vencedores da etapa regional estão classificados para representar o nordeste em suas modalidades na Expocom Nacional, premiação que integra a programação do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Nacional. O evento será realizado em formato presencial entre os dias 3 e 6 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú.

No ano passado, a UEPB venceu a etapa nacional na modalidade “Documentário Jornalístico”, com o documentário “A Década em que nada mudou” de autoria de Ana Carolina Diógenes Magalhães e orientação da professora Michele Wadja. O filme falava sobre o caso conhecido como a “Barbárie de Queimadas”.

Fotos: Rierson Marcos (Divulgação)