Evento on-line e gratuito: Jornadas de Estudos Culturais em Educação dá início ao período de inscrições

8 de abril de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UEPB/CNPq), vinculado ao Departamento de Educação (CEDUC), integrará, entre os meses de abril e setembro deste ano, a 4ª edição das Jornadas de Estudos Culturais em Educação (JECE), um evento on-line e gratuito, que acontece por meio de uma parceria com outras seis instituições de ensino.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 28 de abril, via preenchimento de um formulário disponível neste LINK . Haverá certificação de 40 horas aos(as) participantes que somarem tempo de estudo prévio, a partir de materiais enviados, além da presença ao vivo nas jornadas.

A abertura do JECE 2025 acontecerá no dia 29 de abril, às 19h, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo transmitida pelo YouTube. A ocasião contará com a participação do professor da Universidade de Lisboa, Jorge Ramos do Ó, que discorrerá sobre “Foucault e a escrita como arte de existir”. Os demais encontros serão realizados na plataforma Google Meet e terão vagas limitadas.

A proposta é que as Jornadas de Estudos Culturais em Educação sejam realizadas em duas etapas distintas, efetuadas em cinco encontros ao longo do ano. A primeira etapa, intitulada “Artes de existir a partir da escrita, da pedagogia e do cinema”, ocorrerá nos dias 29 de abril, 2 de junho e 7 de julho. Já a segunda etapa, com o tema “Artes de existir a partir da docência-teatro e do encontro com o Outro”, está agendada para os dias 4 de agosto e 1º de setembro.

De acordo com os organizadores, a articulação interinstitucional busca ampliar o diálogo e fortalecer as trocas entre pesquisadores interessados nos Estudos Culturais em Educação, em todo o país. Além da UEPB, o evento é organizado por pesquisadores(as) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Texto: Giuliana Rodrigues