Exposição Armorial 50 segue até o mês de outubro no Museu de Arte Popular da Paraíba
Devido ao sucesso de público, a Exposição Armorial 50 segue até o dia 8 de outubro, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Mais de 25 mil pessoas já visitaram as 140 obras dispostas nas três galerias do MAPP. A permanência do evento na cidade estava inicialmente prevista para 20 de agosto.
A idealizadora e produtora da Mostra, Regina Godoy, informa que a ampliação do prazo foi motivada pelos números expressivos da visitação e pela expectativa de levar ainda mais pessoas a conhecerem a exposição. “A gente quer trazer mais estudantes, professores, jovens, enfim, pessoas de todas as idades, para essa imersão no Movimento Armorial. Uma expressão tão rica, que une erudito e popular, com as mais puras raízes da cultura popular nordestina”, explica.
Regina Godoy também revela que outro motivo fundamental foi o carinho do público e o apoio institucional em Campina. “O encerramento, ontem, no Teatro Municipal Severino Cabral, dos Encontros Petrobras de Música Armorial, com casa lotada, é um exemplo de como as pessoas têm prestigiado a Mostra e isso realmente nos deixa muito felizes e ainda mais estimulados”, disse.
Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial
E a Mostra segue sendo uma grande atração na agenda cultural da Rainha da Borborema. O miniteatro Paulo Pontes (anexo do Teatro Municipal Severino Cabral) recebe, de 9 a 13 de agosto, a série que fecha o ciclo de eventos paralelos. As apresentações contarão com intérprete e tradutor de Libras e os ingressos podem ser reservados, gratuitamente, através da plataforma Sympla, AQUI.
O evento, igualmente patrocinado e promovido pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, dispõe, ainda, do apoio da Prefeitura de Campina Grande (PMCG), por intermédio da Secretaria da Cultura (SECULT) e do Teatro Municipal.
A coordenação geral e a produção do evento também são de Regina Godoy. Já a curadoria está sob a responsabilidade do poeta, ensaísta e professor Carlos Newton Júnior. Considerado um expert na vida e na obra de Ariano, ele é um dos consultores da Exposição Armorial 50.
Os diálogos têm um formato dinâmico e participativo. Cada evento terá dois debatedores, com mediação do curador. Serão duas horas por dia de muita informação e troca de ideias. Nas conversas, especialistas vão compartilhar com o público seus olhares e saberes sobre o Movimento, refrescando a memória de quem já conhece o Armorial e abrindo uma frente de novas experiências para os mais jovens.
Regina Godoy explica que a nova fase da Mostra é um momento, de fato, muito especial. O público terá a oportunidade de se aprofundar nas várias nuances do Armorial. Seja nas artes plásticas, na literatura, nas artes visuais, na dança, na música, no teatro e até no universo da televisão.
“Faço aqui um convite para que as pessoas não percam esse evento de jeito nenhum. Tudo foi planejado com muito carinho e cuidado. Vamos estender esse convite às escolas, às universidades, aos professores e aos estudantes, na expectativa de manter latente a ideia que Ariano teve em 1970 (misturando erudito e popular, dando origem a uma nova arte inspirada nas manifestações culturais nordestinas), e que se transformou em um importantíssimo legado para o Nordeste e para o país”, diz Regina.
A próxima parada da Mostra Armorial 50 será no Recife, em 18 de outubro, dia que o Movimento celebra 53 anos.
PROGRAMAÇÃO DIÁLOGOS PETROBRAS SOBRE ARTE ARMORIAL
ARTES VISUAIS
9 de agosto, quarta-feira, das 19 às 21hs
Convidados: Manuel Dantas Suassuna — artista plástico/visual ligado ao Movimento Armorial, filho do escritor Ariano Suassuna e consultor da mostra “Movimento Armorial 50 anos”. Ricardo Gouveia de Melo — designer gráfico, coautor da tipologia Armorial e responsável pelas capas e projetos gráficos das mais recentes edições de Ariano Suassuna, publicadas pela editora Nova Fronteira.
LITERATURA
10 de agosto, quinta-feira, das 19 às 21h
Convidados: Braulio Tavares — de Campina Grande é escritor, dramaturgo, compositor, poeta, além de autor de artigos e livros sobre a cultura popular e a obra de Ariano Suassuna. Também trabalhou em adaptações da obra de Suassuna para o cinema e a televisão. Peron Rios — Crítico literário, poeta, ensaísta e professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
MÚSICA
11 de agosto, sexta-feira, das 19 às 21h
Convidados: Fernando Torres Barbosa — músico e artista plástico, ex-integrante do Quinteto Armorial e residente em Campina Grande; Isaar França — cantora, intérprete, tendo participado de várias aulas-espetáculo ministradas por Ariano Suassuna.
DANÇA
12 de agosto, sábado, das 16 às 18h
Convidados: Maria Paula Costa Rêgo — Bailarina e coreógrafa, foi a fundadora, com Ariano Suassuna, do Grupo Grial, além de ter assinado a coreografia de vários números de dança apresentados nas aulas-espetáculo; Pedro Salustiano — Brincante e bailarino popular, com participação em várias aulas-espetáculo ministradas por Ariano Suassuna.
TEATRO E TELEVISÃO
13 de agosto, domingo, das 16 às 18h
Convidadas: Inez Viana — Atriz, cantora e diretora teatral, com larga experiência, tendo dirigido recentemente duas montagens de peças de Ariano Suassuna, “As Conchambranças de Quaderna” e “Auto de João da Cruz”. – Adriana Victor — jornalista, escritora, foi assessora de Ariano e idealizadora e diretora do programa O Canto de Ariano, na TV Globo.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO ARMORIAL 50
Quando: Prorrogada de 20 de agosto até 8 de outubro
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)
DIÁLOGOS PETROBRAS SOBRE ARTE ARMORIAL
Quando: De 09 a 13 de agosto de 2023
Onde: Miniteatro Paulo Pontes (Anexo do Teatro Municipal Severino Cabral)
Texto: Oziella Inocêncio (Com informações de Capibaribe Conteúdo)