Exposição com inspiração em rochas abre temporada da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Tem início nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, na Galeria Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, a exposição “As rochas são formadas pela expiração, brisa e redemoinhos”, da artista Rebeca Souza. A produção tem apoio do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB e do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Também terá início, mas no Espaço Expositivo Alice Vinagre, sobre o projeto ‘Cores’, da fotógrafa e antropóloga Rafaella Sualdini, resultado de dois anos de trabalho registrando a beleza e a essência da mulher negra em fotografias. As duas exposições abrem a temporada 2024 do Espaço Cultural e fazem parte do Edital de Ocupação destinado a artes visuais. As duas mostras ficam abertas à visitação até 17 de maio.
Na exposição “As rochas são formadas pela expiração, brisa e redemoinhos”, a artista Rebeca Souza investiga diferentes materiais e processos envolvidos na criação artística. A interação entre materiais, técnicas e suportes estende-se tanto a obras bidimensionais como tridimensionais, influenciada pela arte neoconcreta com um toque de gesto expressionista.
A artista usa materiais como madeira, papel e tecido, transformando-os e unindo tradição formal com práticas artísticas contemporâneas. Na série “Substância”, cria uma massa corpórea, destacando a materialidade do óleo e sua cor preta. Na série “Objetos-pedra” utiliza formas brutas cuja inspiração é a constituição geológica do Cariri Paraibano.
“A obra de Rebeca Souza traz referências das estéticas brasileiras da segunda metade do século XX, onde se destacaram Mira Schendel, Amilcar de Castro e Sergio Camargo, este último compartilhando o amor da artista por pedras”, disse a curadora Rita do Monte.
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.