Exposição “Potiguara: Cenas e Poemas” está disponível para visitação no Departamento de Arte e Mídia da UFCG

21 de março de 2023

Depois de passar por Baía da Traição (PB), pelo Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e pela Central de Integração Acadêmica Paulo Freire da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a exposição itinerante “Potiguara: Cenas e Poemas” pode ser conferida na entrada do Departamento de Arte e Mídia (DART) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Resultado de um trabalho conjunto entre Paizinha Lemos e Normana Natália Passos, ela segue em cartaz até a sexta-feira (24), inserida na iniciativa “Educompoesia”, realizada pela docente Maíra Nunes.

Paizinha, que é jornalista e fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB, e Normana, professora do Departamento de Educação da Instituição, explicaram que “Potiguara: Cenas e Poemas” já recebeu mais de 600 pessoas, desde que começou a ser exibida no ano passado.

A exposição traz o olhar peculiar de Paizinha, aliado à escrita poética de Normana. A ideia de unir a criatividade das duas em uma obra imagético-literária surgiu a partir da tese de Normana. Efetuado por meio do Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho dispunha, como objeto de estudo, da trajetória recente daquele povo indígena. A inspiração principal, era, então, a beleza do mundo Potiguar contemporâneo.

A exposição é composta por cerca de 40 registros da vivência dos potiguaras, atravessando o cotidiano, universo simbólico e adornos, entre outros vários elementos que perpassam a rotina deles, somados, assim, às mais diversas impressões literárias evocadas pelas fotografias, totalizando 14 poemas. Boa parte do que é mostrado data de 2019, mas outras fotos e escritos foram progressivamente incorporados à obra, conforme ela também foi sendo exibida noutros lugares, segundo informaram Normana e Paizinha.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos