Festa de premiação: 20ª edição do Comunicurtas UEPB reconhece talento de amantes da sétima arte

Festa de premiação: 20ª edição do Comunicurtas UEPB reconhece talento de amantes da sétima arte
1 de dezembro de 2025

Após 11 dias de intensa atividade que transformou Campina Grande no epicentro do cinema, terminou na noite deste domingo(30) a 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB. Em clima de expectativa, a cerimônia de premiação aconteceu no Cine Teatro São José, onde foram exibidos os filmes e reuniu cineastas, produtores, atores, atrizes, roteiristas e convidados.

A cerimônia de premiação foi grande celebração para comemorar o êxito do evento. Um coquetel foi servido aos convidados na medida em que o nome dos(as) vencedores(as) nas diversas categorias ia sendo revelado. O ator Reginaldo Faria, um dos homenageados desta edição, prestigioua premiação. Além dele, o professor Luiz Custódio, que faleceu este ano, também foi homenageado neste Comunicurtas UEPB.

Antes da premiação, a Coordenação e Curadoria do festival fizeram uma avaliação dessa edição histórica que mais uma vez democratizou o acesso aos bens culturais, especialmente, ao cinema na cidade. A edição deste ano superou expectativas com uma efervescente programação, desde exibição de filmes, debates com os realizadores, oficinas e lançamento de livros.

“O retorno foi extremamente positivo. Conseguimos um número expressivo de atendimentos e alcançamos um público diversificado, abrangendo não apenas os espaços na área central da cidade, mas também na periferia. Diretamente, o Festival alcançou cerca de oito mil pessoas nas plateias dos eventos que desenvolvemos, por meio de exibições de filmes, formações e oficinas. Adicionalmente, o impacto foi ampliado consideravelmente, visto que também colaboramos com a crítica especializada e jornalistas da imprensa. Diariamente, nossa cobertura proporcionou uma análise reflexiva sobre as obras exibidas, por meio da perspectiva de jornalistas convidados para o fórum”, disse Hipólito Lucena, ao lado da também organizadora do festival, Rebeca Souza.

Durante sua programação, o Comunicurtas UEPB também realizou uma sessão de cinema inclusivo para pessoas com deficiência visual no Instituto dos Cegos de Campina Grande e no Museu de Arte e Ciência, buscando abranger um público que não tem acesso a esse tipo de atividade. A iniciativa foi idealizada coordenada Cassandra Bizai, uma das curadoras do festival, para que a experiência fosse única.

O Comunicurtas UEPB é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UEPB (Codecom/UEPB), TV UEPB, Secretaria de Cultura da Paraíba, e Pró-reitoria de Cultura (PROCULT).

O festival também contou com a parceria da Fundação Espaço Cultural (Funesc – Cine São José), do Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) e da Secretaria de Cultura de Campina Grande. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 – 3ª Edição, de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais. Criado em 2005, o Comunicurtas UEPB consolidou-se como um dos mais importantes festivais de audiovisual da Paraíba e do Nordeste.

Veja a relação dos vencedores clicando neste LINK.

Confira a galeria de fotos da festa de premiação abaixo.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Taysom Maychael