Festa de premiação: 20ª edição do Comunicurtas UEPB reconhece talento de amantes da sétima arte
Após 11 dias de intensa atividade que transformou Campina Grande no epicentro do cinema, terminou na noite deste domingo(30) a 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB. Em clima de expectativa, a cerimônia de premiação aconteceu no Cine Teatro São José, onde foram exibidos os filmes e reuniu cineastas, produtores, atores, atrizes, roteiristas e convidados.
A cerimônia de premiação foi grande celebração para comemorar o êxito do evento. Um coquetel foi servido aos convidados na medida em que o nome dos(as) vencedores(as) nas diversas categorias ia sendo revelado. O ator Reginaldo Faria, um dos homenageados desta edição, prestigioua premiação. Além dele, o professor Luiz Custódio, que faleceu este ano, também foi homenageado neste Comunicurtas UEPB.
Antes da premiação, a Coordenação e Curadoria do festival fizeram uma avaliação dessa edição histórica que mais uma vez democratizou o acesso aos bens culturais, especialmente, ao cinema na cidade. A edição deste ano superou expectativas com uma efervescente programação, desde exibição de filmes, debates com os realizadores, oficinas e lançamento de livros.
“O retorno foi extremamente positivo. Conseguimos um número expressivo de atendimentos e alcançamos um público diversificado, abrangendo não apenas os espaços na área central da cidade, mas também na periferia. Diretamente, o Festival alcançou cerca de oito mil pessoas nas plateias dos eventos que desenvolvemos, por meio de exibições de filmes, formações e oficinas. Adicionalmente, o impacto foi ampliado consideravelmente, visto que também colaboramos com a crítica especializada e jornalistas da imprensa. Diariamente, nossa cobertura proporcionou uma análise reflexiva sobre as obras exibidas, por meio da perspectiva de jornalistas convidados para o fórum”, disse Hipólito Lucena, ao lado da também organizadora do festival, Rebeca Souza.
Durante sua programação, o Comunicurtas UEPB também realizou uma sessão de cinema inclusivo para pessoas com deficiência visual no Instituto dos Cegos de Campina Grande e no Museu de Arte e Ciência, buscando abranger um público que não tem acesso a esse tipo de atividade. A iniciativa foi idealizada coordenada Cassandra Bizai, uma das curadoras do festival, para que a experiência fosse única.
O Comunicurtas UEPB é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UEPB (Codecom/UEPB), TV UEPB, Secretaria de Cultura da Paraíba, e Pró-reitoria de Cultura (PROCULT).
O festival também contou com a parceria da Fundação Espaço Cultural (Funesc – Cine São José), do Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) e da Secretaria de Cultura de Campina Grande. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 – 3ª Edição, de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais. Criado em 2005, o Comunicurtas UEPB consolidou-se como um dos mais importantes festivais de audiovisual da Paraíba e do Nordeste.
Veja a relação dos vencedores clicando neste LINK.
Confira a galeria de fotos da festa de premiação abaixo.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Taysom Maychael
Acesso à Informação
























Você precisa fazer login para comentar.