Festival de Artes e Participação Social promove edição 2025 no Câmpus V com programação diversificada
Nos dias 18 e 19 de novembro, no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, será realizada a edição 2025 do FARPAS – Festival de Artes e Participação Social. Este ano, o tema do evento será “A Margem é o Centro”, uma proposta de trazer para o foco do debate assuntos pouco explorados e aprendizados negligenciados historicamente, ou pela grande mídia, mas que merecem atenção e cuidado.
Em um circuito de atividades oferecidas como rodas de conversa, oficinas, cineclubes, espetáculos teatrais e shows musicais, o FARPAS 2025 tem como público-alvo a comunidade estudantil de escolas públicas do entorno do Campus V, no Cristo Redentor – e além. “Este ano teremos a alegria de receber estudantes e professores de três escolas públicas, no Festival: as escolas Estadual Orlando Cavalcanti e Padre Pedro Serrão, de João Pessoa, e a Escola João Belmiro, do município de Bayeux. Assim teremos mais de 200 pessoas como público externo, a cada turno da programação”, comemora o professor Henrique França, coordenador geral do Projeto de Extensão MUDDE, responsável pela realização do FARPAS.
Na programação do Festival, que este ano vai das 8h às 19h, constam atividades já conhecidas como as oficinas de Macramê Terapêutico, Fanzine e Combate à Desinformação, e novidades como oficinas de Passinho, Capoeira, Biscuit, Fotografia Light Painting e Uso da Inteligência Artificial como técnica de estudos. Para as rodas de conversa foram convidados especialistas para falar sobre temas como Viver e Trabalhar na Internet, Uso das Redes Sociais, Riscos da Adultização, Violência de Gênero e Repensando a Masculinidade.
Na parte das apresentações artísticas, muita música e um formato inédito de aula-espetáculo no FARPAS. No palco principal haverá shows de Caio Czar, muito rock com a Banda Celerados 76 e trap, baladas e música experimental com Toneto e Banda. Também haverá cinema com a equipe do Projeto Cineclube Campus V, com a exibição dos filmes “M8: quando a morte socorre a vida” e “Besouro”, no auditório Pioneiros.
Já na tarde da terça-feira, 18 de novembro, em apresentação única, o Grupo de Teatro Encena trará para o Festival a Aula-Espetáculo “Eu, Augusto” – um monólogo apresentado pelo ator Washington Silva de Farias, que também é professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. Assim, após o espetáculo o público terá um momento para conversar com o ator e a diretora do “Eu, Augusto”, Celly de Freitas, a respeito da montagem e do próprio poeta que inspirou o monólogo.
Todas as atividades do FARPAS são gratuitas e têm vagas limitadas. Nas oficinas como Macramê e Biscuit, por exemplo, as pessoas participantes vão produzir e levar para casa suas próprias peças. O Festival 2025 também contará com uma exposição sobre violência de gênero, cedida pela Secretaria da Mulher. O FARPAS 2025 – A Margem é o Centro, conta com o apoio de parceiros como a Pro-reitoria de Cultura (PROCULT), a ADUEPB – Sindicato dos Docentes da UEPB, Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), Direção do CCBSA – Câmpus V, Projeto Arte e Cultura na Periferia, Direção das escolas parceiras e dezenas de convidados e artistas voluntários envolvidos.
As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (12), pelo link. O FARPAS é realizado anualmente desde 2017 e nasceu como atividade de extensão do Projeto MUDDE – Memória Sociedade e Cidadania, que desenvolve ações junto à comunidade escolar há 12 anos.
Programação e inscrições podem ser acessadas neste LINK. Mais informações: @farpas.uepb.
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.