Fim do ciclo de colações: Universidade Estadual forma mais de 1.200 profissionais no semestre 2025.1

Fim do ciclo de colações: Universidade Estadual forma mais de 1.200 profissionais no semestre 2025.1
23 de agosto de 2025

Nesta sexta-feira (22), chegou ao fim o período de solenidades de Colação de Grau da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciado em 06 de agosto. Pela manhã, a cerimônia aconteceu com formandos(as) do Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) do Câmpus I, de Campina Grande; e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), do Câmpus II, em Lagoa Seca. À tarde, colaram grau estudantes do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), todos do Câmpus I. Em ambos os turnos, as celebrações foram realizadas na Central Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande.

A mesa da manhã foi formada pela reitora Celia Regina Diniz; pela pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg da Rocha; por Ricardo Ferreira Dantas, diretor adjunto do CCSA; por Eduargo Gomes Onofre, diretor do CEDUC; Gilda Carneiro, diretora da FALLA; Mario Sergio de Araújo, diretor do CCAA; José Arlindo, pró-reitor adjunto de Extensão; e a paraninfa das turmas, Karyne Soares Duarte Silveira, coordenadora do curso Letras (Inglês) do Câmpus I.

Ariadne Freire Trajano, formanda de Letras (Espanhol) foi a juramentista das turmas. Em seguida, Virginia de Lourdes Gomes Alves, do curso de Pedagogia, oradora, proferiu seu discurso. A formanda citou o poema “Os galos que tecem a manhã”, de João Cabral de Melo Neto e convidou a todos para pensar a educação como tecido e artesanato, “para que coletivamente possamos tecer o mundo”, disse. Posteriormente, falou a professora Karyne Soares, que estava visivelmente emocionada e disse estar muito honrada em ter sido escolhida como paraninfa das turmas concluintes do CEDUC, CCSA, FALLA e CCAA.

Grau acadêmico
Na sequência da solenidade, os representantes de Centro conferiram o grau acadêmico aos concluintes. Ricardo Ferreira, diretor adjunto do CCSA, conferiu o grau a Raisla Silva Correia, do curso de Administração, representando todos(as) os(as) estudantes do Centro.

O grau acadêmico do CEDUC foi conferido a Matheus de Lima Tavares, de Sociologia, em nome de todos(as) os(as) formandos(as) do Centro, pelo diretor Eduardo Onofre. A formanda de Letras (Inglês), Claudiane de Freitas Pereira Santos, recebeu o grau acadêmico em nome dos(as) colegas da FALLA das mãos da diretora Gilda Carneiro. O grau acadêmico do CCAA foi dado pelo diretor Mario Sergio ao formando Fabio Roberto de Sousa, de Agroecologia, que o recebeu em nome dos(as) colegas de Centro.

Solenidade vespertina
Ademais da reitora e da pró-reitora de Graduação, a mesa da tarde foi composta por Gustavo Henrique Esteves, diretor do CCT; Giselda Félix, diretora do CCBS; Cezilene Morais, diretora adjunta do CCJ; Nícia Stellita da Cruz Soares, pró-reitora adjunta de Graduação; e a paraninfa das turmas, Maria José Gomes de Morais, coordenadora adjunta do curso de Enfermagem.

Charles Figueiredo, formando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, conduziu o juramento, repetido por todos os concluintes presentes. A oradora das turmas foi Ana Lígia Alves Paiva, do curso de Direito, que discorreu sobre inícios e fins de ciclos. “Não estamos apenas recebemos um diploma, mas selando um compromisso com a sociedade”, afirmou.

A paraninfa das turmas do CCT, CCBS e CCJ, Maria José Gomes, igualmente estava muito emocionada em seu discurso. Começou citando um provérbio africano: é preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança. “Educação é um fenômeno complexo e multifacetado, que necessita de muitas pessoas”, disse a docente.

Conferência de grau

O grau acadêmico das turmas do CCBS foi dado pela diretora Giselda Félix, representadas pela formanda de Educação Física, Sara Hellen da Silva Brasileiro. Representando os(as) colegas de Centro, Rossana de Morais Cardoso recebeu o grau do diretor do CCT, Gustavo Henrique. Cezilene Morais, diretora adjunta do CCJ, conferiu o grau acadêmico a Cecília Catão Dantas, representando todos(as) de Direito.

Em ambas as ocasiões, a professora Vagda Rocha discursou aos presentes. Agradeceu aos diversos setores da PROGRAD e da Universidade que fazem chegar até a culminância deste momento. “Neste 2025.1, a UEPB entrega à sociedade cerca de 1.200 profissionais aptos a exercer suas funções. Isso significa o cumprimento desta casa, sua função social, da universidade pública, gratuita e de bastante qualidade”, afirmou.

Igualmente, em ambas as solenidades, falou a reitora da UEPB. “Hoje é um dia de profunda emoção e de significados que extrapolam o rito acadêmico. Hoje, celebramos não apenas a conclusão de um ciclo, mas o nascimento de uma nova etapa de responsabilidades, de sonhos em prática, de construção coletiva da sociedade que queremos”, afirmou a professora Celia Regina Diniz.

“A UEPB, enquanto universidade pública, gratuita e socialmente referenciada, existe para que momentos como este aconteçam – para que a educação seja de fato um direito de todas as pessoas, e não privilégio de poucas. Hoje, ao colarem grau, vocês se tornaram também embaixadoras e embaixadores do ideal universitário carregando consigo o nome da UEPB, onde quer que estejam. Sejam faróis de lucidez num mundo cada vez mais sedento de conhecimento, de empatia e coragem”, concluiu a reitora.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos