Formação sobre violência contra a mulher marca retomada do Observatório do Feminicídio da UEPB

10 de fevereiro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) retomou nesta quarta-feira (10) as atividades do Observatório do Feminicídio da Paraíba – Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, com a formação continuada “Equiparando Informações para uma Gestão UEPB efetivando Direitos”. O primeiro encontro foi realizado no Gabinete da Reitoria, no prédio da Administração Central, no Câmpus de Campina Grande, e abordou a questão da violência contra a mulher.

A formação reuniu a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, como também pró-reitores e pró-reitoras de Gestão Administrativa (PROAD), Cultura (PROCULT), Extensão (PROEX), Estudantil (PROEST), além da chefia de Gabinete e da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Instituição. O evento se estenderá até a próxima sexta-feira (12) e tem como facilitadoras a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, e as professoras Terlúcia Maria Silva e Priscilla Larissa.

A professora Célia Regina deu as boas vindas as participantes e destacou a importância da iniciativa, bem como os temas que serão abordados nessa fase de retomada do Observatório. A reitora ainda destacou que a meta da UEPB é criar ações que possibilitem ao Observatório do Feminicídio da Paraíba atuar na prevenção da violência contra a mulher. “Antes que aconteça, a gente tem que trabalhar promovendo ações educativas para não chegarmos a ter o feminicídio”, observou a reitora que ainda pontou que ao longo da gestão, haverá um intenso trabalho voltado para as questões relacionadas à raça, gênero, além do combate ao assédio moral e sexual.

Idealizadora da formação e coordenadora do Observatório, a professora Ivonildes Fonseca, disse que o feminicídio precisa ser enfrentado com ações eficazes. A vice-reitora destacou a importância do Observatório criado por iniciativa do ex-vice-reitor, professor Flávio Romero, e reforçou a intenção da UEPB em seguir com o desenvolvimento de ações pedagógicas que possam transformar a mentalidade e a crueldade contra a mulher na sociedade.

Facilitadora do evento, a professora Terlúcia Maria Silva, também destacou a importância da Universidade trazer o tema para o debate, para compreender toda a problemática e buscar soluções. Ao longo de sua explanação, Terlúcia Maria falou das diversas formas de preconceito e violência que existem na sociedade contra a mulher, e destacou que a UEPB tem um papel importante no enfrentamento dessa problemática histórica. “É motivo de orgulho estar aqui, e ver a UEPB fazendo esse movimento que é importante nesse momento,” observou.

Até sexta-feira (12) as pró-reitorias estarão envolvidas na atividade, aprofundando os seguintes temas: “Relações Raciais na Paraíba e no Brasil, Violências com base no Gênero” e “Diversidade Sexual e violências LGBTQIAP+ fóbicas”, nos turnos da manhã e tarde. A intenção da professora Ivonildes é realizar o mesmo evento de forma itinerante na UEPB, alcançando todas as Coordenações de curso, Chefias de departamentos e outros setores da Instituição.

Texto e fotos: Severino Lopes