IES avaliam cenário de pandemia e discutem medidas para atividades acadêmicas e administrativas

6 de julho de 2020

Em reunião virtual realizada na manhã desta segunda-feira (6), gestores de instituições de ensino superior da Paraíba avaliaram o cenário de pandemia da Covid-19 no Estado e discutiram sobre medidas que estão sendo tomadas para a retomada das atividades acadêmicas e administrativas de forma remota e presencial.

Participaram da reunião os gestores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Unifacisa, Cesrei, FIP, Faculdade Rebouças, Uninassau e Unesc.

Na UEPB, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a ministração de aulas remotas será iniciada no dia 3 de agosto, por meio de plataformas virtuais. O Comitê de Contingência e Crise da Instituição vem trabalhando na elaboração de normas e procedimentos para quando as atividades acadêmicas presenciais voltarem. Administrativamente, alguns setores da UEPB estão funcionando parcialmente de modo presencial, seguindo todas as regras de segurança em saúde.

Outras instituições públicas, como UFCG e IFPB, também estão se organizando para a oferta de conteúdo remotamente e trabalhando na elaboração de um calendário que minimize os prejuízos acadêmicos dos alunos. Algumas instituições particulares de ensino estão com planejamento de oferta de conteúdo de forma híbrida, com uma parte on-line e outra presencial, obedecendo critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Os gestores voltarão a se reunir no dia 31 de julho para uma nova avaliação do cenário e discussão sobre medidas implantadas, bem como sobre as que deverão ser adotadas no sentido de atividades remotas e presenciais.

Texto: Tatiana Brandão