Governadora em exercício da Paraíba visita obras do Complexo Educacional José Lins do Rêgo, que abrigará o CCBSA

19 de novembro de 2019

As obras do Complexo Educacional José Lins do Rêgo, que abrigará o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, recebeu, nesta segunda-feira (18), a visita da governadora em exercício da Paraíba, Lígia Feliciano, que esteve acompanhada pelo deputado federal Damião Feliciano; pelo secretário de Estado de Educação Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; pela dirigente pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), Simone Guimarães; pelo secretário-executivo da Comunicação Institucional, Fábio Barros; além da diretora e do diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professores Jacqueline Echeverría e Ênio Dantas, respectivamente.

Orçada em R$ 10 milhões, a obra está sendo executada pelo Governo do Estado e, uma vez concluída, vai beneficiar mais de 2 mil estudantes. O prédio conta com 18 salas de aula, sala de atendimento ao aluno, sala de professores, secretaria, sala de reunião, almoxarifado, coordenação, copa, lavabo/vestiários, banheiros masculino, feminino e para PNE, cantina, cozinha, área de circulação, elevador, reservatório elevado e enterrado, além de escada de acesso ao pavimento superior. A nova estrutura proporcionará melhores condições de estudo para alunos da graduação, pós-graduação e Núcleo de Línguas do Câmpus V da Universidade, além de possibilitar a expansão do CCBSA.

Os trabalhos de construção do espaço seguiram os padrões ambientais, oferecendo conforto térmico, acústico e visual, minimizando a necessidade do uso permanente de iluminação artificial. Lígia destacou a qualidade da obra que será entregue em breve à comunidade acadêmica. “O prédio está praticamente concluído, a obra é de excelente qualidade, com boa iluminação e decoração e sabemos o quanto isso vai ser benéfico para os estudantes dos níveis superior e médio porque a educação transforma a vida das pessoas e o governo segue dando uma atenção importante ao segmento”, disse.

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, evidenciou que o investimento na parte física reflete diretamente na melhoria do ensino. “Esse é um novo espaço que está sendo concluído, mostrando a qualidade e as prioridades do governo nas obras. A Educação é uma política fundamental e esse prédio vai atender o Câmpus da UEPB de João Pessoa. A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, explicou que a primeira etapa da obra está praticamente concluída e está sendo feita licitação para a construção de uma subestação de energia. “Toda a infraestrutura dessa escola foi feita com muito zelo, carinho e com a mais alta qualidade e nos orgulha muito ver a melhoria dos prédios públicos, o que deixa os alunos, professores e a sociedade felizes”, destacou.

Professora Jacqueline Echeverría ressaltou que a obra era uma conquista de toda a comunidade acadêmica. “Ficamos felizes com essa obra, que foi conquistada mediante a participação dos estudantes, professores e técnicos administrativos da UEPB na audiência do Orçamento Democrático do Estado. Estamos felizes porque hoje podemos visitar essa obra e acompanhar o cumprimento da meta que estabelecemos em conjunto. O Câmpus V, depois de ter passado por várias instalações desde a sua criação, poderá finalmente ter um espaço próprio”, salientou.

Texto: Juliana Marques (Com Secom)
Fotos: Juliana Marques