Graduação: divulgada seleção para pessoas refugiadas, apátridas e migrantes em situação de vulnerabilidade

19 de julho de 2024

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tornou público processo seletivo para pessoas na condição de refugiadas, apátridas ou migrantes com visto temporário de acolhida humanitária em cursos de graduação da UEPB. As inscrições estarão abertas até 23h59 do dia 23 de julho e serão realizadas exclusivamente por este endereço eletrônico. As vagas são para início no segundo semestre de 2024.

A seleção para preenchimento das vagas constará das seguintes fases: homologação da inscrição do candidato no certame; convocação dos candidatos para matrícula, quando o número de inscritos for o mesmo da quantidade de vagas; convocação dos candidatos, quando a quantidade de inscritos for superior à quantidade de vagas, para realização da Prova de Redação; divulgação da classificação e convocação para matrícula dos candidatos que realizarem tal prova.

A prova de Redação será realizada no dia 29 de julho, às 10 horas, no câmpus da cidade que o candidato escolheu no momento da inscrição.

A Universidade aprovou a criação de um edital específico para o oferecimento de vagas destinadas à pessoas na condição de refugiadas que desejam se graduar na instituição em 2019 e desde 2020 publica anualmente processo seletivo para este fim. A UEPB foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Nordeste a criar um programa de inclusão aos refugiados com oferta de vagas de graduação e, a partir disso, passou a formar uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Demais informações do processo seletivo estão disponibilizadas no edital que pode ser acessado neste link.

Texto: Juliana Rosas