Grupo de Estudos do Câmpus IIII promove Jornada de Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófanos

21 de outubro de 2024

Com tema “Literatura e Resistência: questões de gêneros e minorias nas literaturas de língua portuguesa”, teve início nesta segunda-feira (21), no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, em Guarabira, a 1ª Jornada de Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófanos (GIELLus).

O evento conta com palestra, mesa-redonda e minicursos. Na parte da manhã acontecem os minicursos “Para ler a poesia de autoria feminina contemporânea da Paraíba: caminhos críticos e possibilidades didáticas”, ministrado pelo professor Olavo Barreto de Souza (UEPB); “A mulher e a mãe em romances da literatura portuguesa”, ministrado pela professora Maria do Carmo Almeida de Oliveira (UEPB), e “Corpos insubmissos em narrativas de Carmen de Figueiredo: Famintos… e Vinte anos de manicômio”, ministrado pela professora. Ana Flávia da Silva Oliveira (SEE-PE).

O evento segue à tarde com a palestra “De Sul a Sul: autoria feminina e diálogos entre a Literatura da Amazônia e as Literaturas Africanas”, proferida pela professora Verônica Prudente da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e coordenada pelo professor Olavo Barreto (UEPB). Haverá ainda a mesa-redonda “Literatura e estudos culturais: corpos, resistência e insurgência”, que contará com a participação dos professores Marcelo Medeiros da Silva (UEPB), Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB) e Willams Brito da Conceição (UFPE). Eles abordarão temas específicos dentro da proposta da mesa.

Texto: Severino Lopes