Grupo de pesquisa do curso de Relações Internacionais se destaca nacionalmente com estudos sobre a China

20 de agosto de 2024

Publicações de artigos e livros, aprovação de projetos em editais de fomento e participação em debates nacionais sobre a China, são algumas ações empreendidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq), vinculado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem se consolidado como integrante dos principais estudos estabelecidos no Brasil sobre a China.

De acordo com o criador e coordenador do GEPAP, professor Alexandre Cesar Cunha Leite, que trabalha com pesquisas sobre a China e sua atuação (Estado e Empresas) desde 2008, a partir da articulação entre as áreas de Economia, Geografia e Relações Internacionais, passaram a ser desenvolvidos estudos apoiados por entidades como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É o caso dos dois projetos aprovados nos editais do CNPq de 2023 (Universal e de Produtividade em Pesquisa), que tem o mesmo título em ambos editais: China e sua atuação na transição energética no Brasil: investimentos no setor de energias renováveis no Nordeste do Brasil. “Os projetos tratam do capital chinês e da transição energética (e energias renováveis) na região Nordeste. O foco é na geração de energia de fontes eólica e fotovoltaicas”, explica Alexandre.

O trabalho desempenhado pelo GEPAP e pelo professor Alexandre Leite tem se desenvolvido em articulação com pesquisadores de todo o país. Nessa perspectiva, a partir de um encontro acadêmico de coordenadores de programas de pós-graduação em Brasília no Itamaraty, foi criada, em 2017, a Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina), que conta com o docente da UEPB dentre seus fundadores.

Fruto do trabalho empreendido pela RBChina em parceria com a Embaixada da República Popular da China no Brasil, foi concebido o livro “China e Brasil: 50 anos de amizade e parceria”, que foi organizada pelos atuais coordenadores da Rede, professores Giorgio Romano e Ana Tereza Marra. Na publicação, consta o capítulo “COFCO no Brasil: desafios e estratégias na expansão agroalimentar”, produzido pelo professor Alexandre Leite em coautoria com os discentes do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB, Isabella Barbosa Loiola e Lauro Henrique Accioly.

O texto versa sobre uma temática que é uma das vertentes de atuação do docente por meio do projeto “Saciar”, que mobiliza a comunidade acadêmica para ações de combate à fome e insegurança alimentar em áreas da região metropolitana de João Pessoa, e do Laboratório de Economia Política da Fome (Saciar Lab).

“O texto faz uma breve menção à atuação da COFCO, empresa chinesa do setor alimentício que tem expandido suas atividades no Brasil. É uma temática diretamente relacionada à questão alimentar, especificamente à segurança alimentar. Encontra-se na interseção dos temas tratados no GEPAP e no Saciar Lab, ambos cadastrados na plataforma de GrupoS de Pesquisa do CNPq e certificados pela UEPB”, afirma Alexandre.

Com várias publicações sobre o tema, o professor Alexandre Leite também integra os debates do livro “A expansão econômica e geopolítica da China no século XXI: diferentes dimensões de um mesmo processo”, publicado como ebook em 2023 e impresso em 2024, e organizado juntamente com os professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Javier Vadell e Leonardo Ramos.

Estas publicações e iniciativas de pesquisa estão articuladas às linhas de atuação do GEPAP que são: Economia Política da Ásia-Pacífico, Estratégia e Segurança na região da Ásia-Pacífico, Relações Estratégicas e Cooperação entre Ásia, Países Emergentes e Potências Médias e Ásia-Pacífico, a Política Regional e Internacional. Criado, em 2012, o Grupo versa sobre questões políticas, econômicas, culturais e de segurança entre países da região da Ásia-Pacífico com países emergentes e entre o resto do globo.

Texto: Juliana Marques