Grupo de pesquisa e extensão do CCBSA promove ciclo de diálogos que serão realizados no semestre 2022.2

25 de agosto de 2022

O “Resista”, Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação em DH no Sul Global e curso de graduação em Relações Internacionais do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o apoio do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG), darão início, na quarta-feira (31), às 14h, no térreo do Espaço de Convivência do bloco de salas de aula do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), ao ciclo de diálogos, que serão realizados durante todo o semestre 2022.2, com temas diversos inseridos na perspectiva da educação para a democracia como prática de liberdade.

O primeiro ciclo, com a temática “Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade no ensino de Relações Internacionais”, terá como facilitadoras a professora do curso de Relações Internacionais e coordenadora do “Resista”, Raquel Melo, e a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Orlando Cavalcanti Gomes, Lygia Maia.

Inspirados em Paulo Freire, os ciclos de diálogo integram a proposta do Grupo Resista de refletir sobre questões tradicionalmente invisibilizadas pela academia e pelas abordagens teóricas tradicionais de Relações Internacionais. De acordo com a coordenadora, os diálogos propostos se fundamentam na ideia de que uma educação para a democracia não pode ser senão uma educação como prática da liberdade, ou seja, uma educação que, nas palavras de Freire, possibilite ao homem/mulher “a discussão corajosa de sua problemática”, condição esta necessária à ação política consciente e transformadora.

Dentre as temáticas contempladas estão a descolonização da escrita acadêmica, racismo, resistência dos povos indígenas, questões de gênero, dentre outros temas. Alguns ciclos de debates devem ocorrer presencialmente, outros de forma remota, e todos contam com a participação de pesquisadores da UEPB e convidados.

Os interessados em participar do ciclo de diálogos devem efetuar inscrição previamente neste formulário eletrônico. Outras informações em https://www.resistaedh.org/, a programação completa das atividades podem ser acessadas AQUI.

Texto: Juliana Marques