Grupo de Pesquisa promove palestra sobre uso da Geogebra 3D para dinamizar aulas de Matemática
Em sua terceira temporada, o Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza, no dia 28 de agosto, a palestra “Possibilidades de uso da Geogebra 3D para dinamizar as aulas de Matemática”, a ser ministrada pela professora Jussara Cardoso.
O encontro começa às 13h, no Laboratório de Matemática, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. Na palestra, a professora Janaína Cardoso apresentará várias tarefas matemáticas com o uso do aplicativo GeoGebra 3D. No total, serão ofertadas 15 vagas, destinadas a alunos e professores de Matemática. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo interessado na Secretaria do Curso de Matemática, no CCT.
A pesquisa a ser abordada na palestra procura contribuir com pesquisas relacionadas ao Ensino de Cálculo, tendo por objetivo geral analisar como o futuro professor de Matemática formula e resolve problemas matemáticos com o conteúdo “Cálculo de Volumes”, a partir do aplicativo Geogebra 3D, explorando os significados formal e referencial. Propõe, ainda, formular e resolver problemas matemáticos a partir do Geogebra 3D com cálculo de volumes, atribuindo significado formal e referencial às ideias matemáticas e refletir com os futuros professores de Matemática sobre os aspectos semânticos e sintáticos das formulações e resoluções de problemas matemáticos.
A pesquisa foi composta por três estudos de caso, desenvolvida no Laboratório de Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Câmpus Campina Grande. O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática da UEPB está em andamento há três anos e regularmente vem promovendo atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos e formação complementar de professores da área de Matemática.
Texto: Severino Lopes