Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes organiza mesa-redonda sobre processos educativos digitais
Em celebração ao aniversário de 14 anos do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes (GPTEMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizada na sexta-feira (17), das 8h às 10h e das 19h às 21h, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, a mesa-redonda “Tecnologias Digitais: saberes nos processos educativos”.
No turno da manhã, a atividade terá como palestrantes as professoras Lenilda Cordeiro, que abordará assuntos envolvendo tecnologias de controle das culturas infantis no contexto da educação, além de Maria Lúcia Serafim destacando os multiletramentos na formação docente, além de Alberto Lima, abordando as contribuições da Inteligência Artificial através do ChatGPT para o planejamento de aula do professor da Educação Básica.
Já à noite, a programação segue com as participações de Patrícia Aragão, com história e memória do GPTEMA, Rosemary Melo, e a pesquisa em Educação Infantil, arte e cinema, Maria Lúcia Serafim, destacando os multiletramentos na formação docente, e Rosário Germano, com o tema saberes freireanos na mediação do uso das tecnologias digitais na educação.
O Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes (UEPB/CNPq) foi criado em 2010 e tem as professoras Maria Lúcia Serafim e Rosemary Melo como líderes, além das professoras Lenilda Macêdo, Maria do Rosário Germano, Patrícia Aragão, Rosely de O. Macário e Telma Ferreira como pesquisadoras colaboradoras. Ainda fazem parte 26 graduandos que trabalham com quatro linhas de pesquisa: “Cultura digital, educação e diálogos intergeracionais”; “Educação e TDIC nos processos educativos”; “Infância, juventude e mídias nos espaços educativos”; e “O ensino de artes nos diferentes espaços”.