Grupos do PET da UEPB participam do 30º Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial

Grupos do PET da UEPB participam do 30º Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial
28 de novembro de 2025

Os grupos do PET Administração e PET Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, entre os dias 21 e 23 de novembro do 30º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET), na Universidade de Brasília (UnB), no Campus Universitário Darcy Ribeiro. O evento reuniu grupos PET de todas as regiões do país, além de tutores, interlocutores, estudantes e representantes do Ministério da Educação (MEC), promovendo um amplo espaço de formação, integração e debate.

Com o tema “Inteligência Artificial e Direitos Humanos: desafios éticos para o século XXI”, o encontro propôs reflexões fundamentais sobre o papel do PET diante das transformações tecnológicas, destacando questões éticas, sociais e educacionais que permeiam o uso emergente da IA no ambiente acadêmico e na sociedade contemporânea.

A UEPB foi representada pelos grupos PET Administração, por meio da tutora Sandra Maria Araújo de Souza, e do PET Farmácia, pela tutora Maria do Socorro Ramos de Queiroz, além das discentes Alice Henriques Lima e Emilly Victoria Almeida de Santana que participaram da programação com trabalhos aprovados na categoria resumos expandidos, com apresentações orais e em pôster, além de trocas de experiências com demais grupos do Brasil através dos Grupos de Discussão e Trabalho (GDT’s).

Também integrou a delegação da UEPB o interlocutor institucional e presidente do CLAA, Bruno Henrique Oliveira Timbó, que acompanhou as atividades, fortaleceu o diálogo com a coordenação nacional do programa e contribuiu para discussões estratégicas sobre o futuro do PET no âmbito da universidade.

Um espaço de integração e fortalecimento do PET
O ENAPET se consolidou como um espaço fundamental para o fortalecimento das ações do Programa de Educação Tutorial, promovendo debates, oficinas, apresentações culturais, além de momentos de articulação entre os grupos e instâncias representativas do PET nacional. Ao longo dos três dias, os(as) participantes puderam compartilhar práticas, vivências e projetos, ampliando a visibilidade das produções acadêmicas e comunitárias desenvolvidas pelos grupos.

A participação da UEPB no 30º ENAPET, a Instituição reafirma seu compromisso com uma formação crítica, ética e alinhada aos desafios do Século XXI. A troca de saberes e experiências no evento contribui para o fortalecimento das ações do PET na Universidade, enriquecendo a formação de estudantes e impulsionando iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.

Foto: Divulgação